segunda-feira, 29/04/2024
InícioAgronegócioPlantio é lento em relação a 2006

Plantio é lento em relação a 2006

O ritmo de plantio de soja na safra 2007/08 segue um pouco mais lento do que o verificado no ano passado. Em Mato Grosso, por exemplo, a defasagem em relação ao ritmo empregado no mesmo período do ano passado é de 5 pontos percentuais, apesar da semeadura estar na reta final e praticamente concluída na região médio norte mato-grossense. Até o dia 27 de novembro, 89% da área estimada para a sojicultura, em 5,58 milhões hectares, estava cultivada. Apesar do avanço nesta semana para 94%, em 2006 a área coberta alcançava 99% nesta mesma época. Mas a retração não é exclusiva do Estado que é o maior produtor nacional da oleaginosa, todos os produtores brasileiros estão com ritmo inferior em comparação ao registrado em novembro de 2006.

Em nível Brasil, o índice que representa um avanço de 11 pontos percentuais em relação ao plantado na semana passada segue atrás do registrado nessa mesma época de 2006, quando o plantio chegava a 84% de uma área que ficou em 21,33 milhões de hectares.

Isso é o que mostra o sétimo levantamento da Agência Rural Commodities Agrícolas (AgRural). Até o dia 27 de novembro, a semeadura da oleaginosa havia alcançado 77% da área estimada para a atual temporada (22,41 milhões de hectares). A explicação para o atraso, contudo, não vem das principais regiões produtoras. Nos estados do Centro-Oeste, o plantio está entrando na reta final, com mais de 90% da área já plantada. O Paraná, na região Sul, também superou a marca de 90% da estimativa de plantio.

Entre os principais produtores, o único realmente atrasado é o Rio Grande do Sul, onde a semeadura está 13 pontos atrás da registrada no ano passado. O atraso se deve às chuvas da segunda quinzena de outubro à primeira de novembro. O excesso de umidade dificultou a colheita do trigo e, só agora, com o tempo mais seco, os produtores gaúchos estão conseguindo avançar com a colheita do cereal para, depois, entrar com a soja. Esse mesmo cenário vale para Santa Catarina. Bahia e Maranhão apresentam déficit de 30 ponto percentuais para o período.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

vinte + oito =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes