domingo, 28/04/2024
InícioBrasilPoder de Dantas não pode desmoralizar Polícia Federal

Poder de Dantas não pode desmoralizar Polícia Federal

Membro da CPI dos Grampos, o deputado Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ) avalia que o depoimento de Daniel Dantas à comissão “não merece a menor credibilidade”. Para Biscaia, “as perguntas foram feitas de maneira tal que, para quem chegasse naquele momento, poderia imaginar que Dantas seria uma vítima de gravações e interceptações clandestinas e ilegais, e não aquele responsável pelo contrato com a Kroll, que montou um grande esquema de interceptações no nosso país”.

O deputado petista julga necessário resistir a tentativas de desmoralizar a Polícia Federal e o Ministério Público:

– Nós não podemos permitir, a partir da Operação Satiagraha, que o poder do seu Daniel Dantas, que parece que é muito grande, leve a uma desmoralização da PF. Nós não podemos admitir que o juiz Fausto de Sanctis sofra qualquer tipo de punição.

Biscaia interviu dizendo que “estava absolutamente estarrecido com o que estava vendo”. Em entrevista o deputado elogia a atuação da Polícia Federal e do Minsitério Público:

– Você pode até apontar algum tipo de abuso aqui e ali nas ações da PF, mas nos últimos anos, a ação transparente, republicana, da Polícia Federal e do Ministério Público Federal têm permitido pela primeira vez nesse país que quadrilhas organizadas do colarinho branco, fraudes, corrupção, evasão de divisas, lavagem de dinheiro sejam desbaratadas. Isso é um fato púlico, notório. Todo muno sabe e aplaude. Porque antigamente no Brasil cadeia era para negro, pobre, infeliz. Hoje estamos vendo uma modificação.

Confira a entrevista com o deputado.

TM – Como avalia o depoimento do Daniel Dantas na CPI dos Grampos?
Antonio Carlos Biscaia – Nós não podemos, primeiro, permitir a partir da Operação Satiagraha, que o poder do “seu” Daniel Dantas, que parece que é muito grande, leve a uma desmoralização da PF. Nós não podemos admitir que o juiz Fausto de Sanctis sofra qualquer tipo de afastamento, punição, aposentadoria compulsória porque agiu com absoluta correção e indoneidade. Dantas disse que tem um laudo para dizer que a gravação foi falsa, um laudo que ele contratei, que não é oficial. Acho que o depoimento dele, para quem conhece um pouco de investigação criminal e um pouco de processo judicial na área criminal, é um depoimento que não merece a menor credibilidade.

O sr. acha que o depoimento ocorre em momento precipitado?
Acho que não levará a nada prosseguir-se com repetição de depoimentos. Ele é uma pessoa muito inteligente nas respostas das questões, conhece deforma muito ampla tudo isso e não vai se auto-incriminar. Então é uma perda de tempo. Por isso eu concordo que essa CPI já alcançou seu objetivo. Ela foi instalada com a finalidade de inestigar as escutas ilegais, clandestinas, e ja avançou muito nisso. Faz uma proposta de operação legislativa e tal. Se por ventura quiser investir mais o grupo Opportunitty (de Dantas), tem que ser em outra CPI, na minha avaliação.

Acha que Itagiba ter recebido doação de Dório Ferman compromete sua isenção na presidência da comissão?
Percebe-se que quando ele preside o depoimento do Protógenes, visivelmente tentando incriminar o delegado, tem procedimento inverso quando se trata, como hoje, dod epoimento do Daniel Dantas. Se isso gera impedimento ou não, ter recebido doação, é uma questão que tem que ficar à análise de outros órgãos. A Cãmara te um regimento que diz que o deputado, para dar um exemplo, se você recebe apoio financeiro de uma empresa, você não pode de forma alguma relatar ou sequer votar em algum projeto que tenha consequencia nas atividades daquela empresa. Existe impedimento pelo regimento. Então isso tem que ser analisado pelos órgãos competentes.

Por que o senhor considera Dantas responsável pelo afastamento de Protógenes Queiroz?
(Dantas) foi o responsável pelo afastamento, conseguiu os habeas corpus, ele conseguiu proibir o uso de algema no Brasil! Foi a partir disso… Parece que ele é muito poderoso. Nós não podemos nos deixar levar pelo poder que parece que existe aí, os tentáculos de seu Daniel Dantas.

Terra Magazine

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

1 × 2 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes