segunda-feira, 29/04/2024
InícioCidadePrefeitura de VG vai recorrer ao TJ para garantir direito constitucional

Prefeitura de VG vai recorrer ao TJ para garantir direito constitucional

A prefeitura municipal de Várzea Grande entrará com um Mandado de Segurança no Tribunal de Justiça para garantir o direito de ampla defesa e alterar o parecer prévio do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que reprovou as contas anuais de 2006 do município. O direito é garantido pela Constituição Federal no artigo quinto, inciso 55 – “aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral são assegurados o contraditório e a ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes”.

Apesar da prefeitura de Várzea Grande ter protocolado por duas vezes o pedido de vistas antes da votação final de suas contas anuais, o TCE negou ao município seu direito de ampla defesa. De acordo com o secretário municipal de Governo, Garcez Toledo Pizza, a gestão municipal teve pedido de vistas concedido somente após votação.

“Em 16 de agosto deste ano protocolamos o primeiro pedido de vistas. O Tribunal nos respondeu que a mesma estava condicionada ao retorno dos autos do Ministério Público. No entanto, a prefeitura não foi notificada pelo TCE do retorno do processo para que pudesse se manifestar. Por conta de não ter sido notificada do pedido, no dia 31 de agosto – reiteramos o pedido de vistas e, às 10h do dia 11 deste mês, após a votação final, foi nos dado o pedido de vistas”.

A mesma garantia de defesa está prevista no Regimento Interno do TCE, em seu capítulo VI e artigo 208. “O Tribunal de contas facultará aos jurisdicionados a mais ampla defesa ao assegurar-lhes (…) vista sobre processo de seu interesse, mediante requerimento autorizado pelo relator”, diz o texto.

“O TCE autorizou pedido de vistas formal e não material, uma vez que a prefeitura não teve acesso à documentação para exercer o direito de ampla defesa. Mas vamos recorrer ao TJ para que a justiça estabeleça o direito violado do município”, acrescentou o secretário.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

dezoito − catorze =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes