quarta-feira, 15/05/2024
InícioEconomiaPresidente da Federação dos Lojistas de MT busca impedir sanção de...

Presidente da Federação dos Lojistas de MT busca impedir sanção de PL que irá prejudicar empresários

Um Projeto de Lei (PL) que tramita na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), desde 2017, foi aprovado pelos deputados e seguiu para sanção do governador Mauro Mendes. Trata-se do PL 313/2017, que versa sobre a obrigatoriedade da fixação em braile das informações contidas nas gôndolas de padarias, supermercados, estabelecimentos comerciais e similares do Estado de Mato Grosso.

Para a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL/MT), a medida é louvável para a inclusão social dos deficientes visuais, porém, caso o projeto seja sancionado e vire lei, mais uma vez será imposto obrigações absurdas e desmedidas aos comerciantes de Mato Grosso. “São taxas, fundos e obrigações sem fim e todas recaindo sobre o empresário, que não aguenta mais pagar tantos impostos. Exigir a fixação em braile das informações irá determinar alto custo que deverá ser pago pelos comerciantes. Aliás, é fato que nem todos conseguirão adequar-se a esta determinação, diante do alto custo e bem provável que tenham que fechar as portas”, justifica o presidente da FCDL/MT, Ozair Bezerra.

A Fecomércio foi outra entidade a se posicionar contra o projeto. Recentemente a entidade emitiu uma nota técnica desfavorável em relação a essa possível determinação. “Mesmo assim, houve aprovação pela ALMT. Resta-nos agora, esperar sabedoria e bom senso do governador para avaliar com a devida cautela este PL e vetar essa pesada medida contra o comerciante”, disse Bezerra.

Para o presidente da FCDL ainda, a inclusão social é importantíssima, “porém, outras medidas mais simples podem surtir os mesmos efeitos ou até melhores, como por exemplo, emissão de folhetos promocionais escritos em braile, publicidade e campanhas por áudio, além de muitos outros meios que permitam a inclusão social destes cidadãos com mais dignidade e, principalmente, sem onerar absurdamente o empresário mato-grossense”, finalizou.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

dezesseis + quinze =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes