quinta-feira, 23/05/2024
InícioCidadePresidente do Sinapro/MT participa do 7° Ebap

Presidente do Sinapro/MT participa do 7° Ebap

O publicitário Júnior Brasa, presidente do Sinapro/MT (Sindicato das Agências de Propaganda de Mato Grosso) e presidente da Genius Publicidade, esteve recentemente no Rio de Janeiro participando do 7° Ebap (Encontro Brasileiro de Agências de Publicidade). O evento reuniu os principais nomes do mercado publicitários do Brasil, entre eles, os presidentes dos Sinapros, dirigentes nacionais e regionais da Abap (Associação Brasileira das Agências de Publicidade), Fenapro (Federação Nacional das Agências de Propaganda), para discutir a “Rentabilidade e o futuro das agências”.

No evento, Abap e Fenapro assinaram uma declaração conjunta de princípios e objetivos em defesa da propaganda. Neste momento foi aberto aos participantes apresentarem a realidade de cada região. Representando Mato Grosso, Junior Brasa expôs que “o mercado tem que olhar diferente a remuneração das agências, que é desigual de região para região. No interior do país o valor da inserção é muito menor que nos grandes mercados e se colocarmos na balança que o trabalho feito é o mesmo, fica clara a necessidade de mudanças nos critérios do Cenp. É preciso também criar uma proteção do repasse do desconto de agência feito pelos veículos uma sugestão é o faturamento pelo bruto, abolindo o líquido”.

Junior Brasa também participou das discussões sobre como criar valor para os clientes que resultem em rentabilidade para as agências. “Quando discutimos a importância da marca para o cliente, inclusive como valor patrimonial, chegamos à conclusão de que a propaganda é fundamental nesse processo. Nenhuma marca se torna poderosa se não for anunciada. A marca é reflexo do investimento em propaganda”, afirma Junior Brasa

Outro ponto analisado foi a profissionalização dos departamentos de marketing dos anunciantes, que agora decidem aprovações técnicas deixando a parte financeira para o os departamentos de orçamento e compras. Neste momento, as agências, mais especificamente os departamentos de mídia, terão que acompanhar essa profissionalização, sendo extremamente eficazes e buscando sempre a otimização da verba.

Durante este 7° Ebap, a Abap ainda propôs criar regras para as concorrências privadas, objetivando tornar o processo mais transparente para todas as partes envolvidas. Algumas das ações propostas foram à redução do número de concorrentes e a remuneração para as agências envolvidas. Com estas regras a Abap pretende acompanhar todas as concorrências através de cadastro. O projeto esta sendo planejado, e o próximo passo é ouvir a ABA (Associação Brasileira dos Anunciantes).

No decorrer da palestra “o futuro da comunicação e das agências de publicidade”, conduzida também por João Batista Ciaco, diretor de marketing e publicidade da Fiat Automóveis, cliente Genius e atual presidente da ABA, fora apresentado às mudanças na relação do consumidor nos últimos anos. “Ele era alvo, target e passou a ser um agente propagador da mensagem da nossa empresa por intermédio das mídias sociais”, explicou. “Por isso, além de convidar o consumidor para pensar em conjunto também é necessária à integração com as novas linguagens e formatos digitais”.

Outra grande notícia divulgada no evento veio da inédita pesquisa do Ibope Inteligência, realizada para a Abap, sobre “como o brasileiro percebe e avalia a propaganda”. Os números apontaram que 87% dos entrevistados gostam da publicidade e 67% consideram que ela tem um importante papel em suas vidas. “A pesquisa indica a valorização da propaganda. Ela é tida como positiva pelas pessoas e julgada relevante”, analisa Nelsom Marangoni, CEO do Ibope Inteligência.

Legenda foto 1: Junior Brasa ao lado de João Batista Ciaco Neto, diretor de marketing e publicidade da Fiat Automóveis, cliente da Genius e atual presidente da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA).

Legenda foto 2: Luiz Lara presidente da Abap, Octávio Florisbal diretor-geral da TV Globo, Marcello Serpa sócio-presidente e diretor de criação da AlmapBBDO e Jairo Leal vice presidente da Editora Abril.

Legenda foto 3: Ricardo Nabhan presidente da Fenapro, Eduardo Crivellente Vice-Presidente da região Centro-Oeste do Fenapro, Junior Brasa presidente do Sinapro/MT e conselheiro da Fenapro, Esdras Maciel diretor da Rino Publicidade.

At.
Kênia Ojeda

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

10 + treze =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes