quinta-feira, 06/06/2024
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Pressão popular contra acidentes, em Peixoto de Azevedo

Pressão Popular Dnit e prefeitura discutirão obra para reduzir acidentes Encontro acontecerá em Peixoto no dia marcado por moradores da região para “fechar” BR-163. Para Pedro Satélite, obra tem que ser imediata
A dois dias de uma nova mobilização popular na BR-163, em Peixoto de Azevedo – pela implantação de quebra-molas na rodovia, o superintendente regional do Dnit em Mato Grosso, Laércio Coelho Pina, assegurou ao deputado Pedro Satélite (PPS) uma solução imediata e definitiva para o problema em conjunto com a prefeitura local.
Na tarde do último dia 03 (domingo), dezenas de moradores do bairro Beira Rio, em Peixoto (692km de Cuiabá, Norte do Estado), fizeram uma manifestação pacífica às margens da estrada em alerta ao grande número de acidentes com vítimas fatais que ocorrem naquele trecho.
Na ocasião, lideranças dos manifestantes asseguraram que a BR-163 poderia ser bloqueada 10 dias após – nesta quarta-feira (13) – se o problema não vier a ser solucionado. O secretário municipal de Administração, Edmar Heller, e o presidente da Câmara de Vereadores, Rivaldo Rosa da Silva – o Careca da Van (PMDB), acompanharam a mobilização.
Segundo Laércio Pina, o engenheiro Nilo Fleury Dias – supervisor da Unidade de Sorriso, do Dnit, e fiscal do órgão na região – chega amanhã a Peixoto de Azevedo e se reúne com a prefeita Cleuseli Missassi Heller (PL) para definir ações necessárias para a obra.
A implantação dos quebra-molas chegou a ser autorizada pelo diretor-geral do Dnit, Mauro Barbosa da Silva. “Também já tínhamos autorizado a prefeitura a construir os redutores, como forma de acelerar o processo de prevenção, uma vez que ainda estamos em fase de licitação e há os trâmites legais que demandam tempo”, observou Pina.
“Sabemos do volume de necessidades que o Dnit tem para atender pelo país afora, mas quando se trata de vidas humanas a prioridade é zero para qualquer ação: ela tem que ser imediata. No caso de Peixoto de Azevedo – como em outros ao longo das nossas estradas, além dos redutores também são importantes os sonorizadores e placas de alerta sobre limites de velocidade naquele trecho”, disse Satélite.
Entre outras iniciativas, o parlamentar apresentou indicação ao próprio Dnit solicitando a obra. A prefeita Cleuseli também enviou documento ao órgão com pedido idêntico. “Já nos comprometemos, mas ainda estamos sem contrato para o trecho. Por isso, procuramos agilizar o processo através da prefeitura”, lembrou o superintendente.
Atualmente, o Dnit está fazendo licitação para manutenção dos 112km da BR-163, entre Nova Santa Helena e Guarantã do Norte. O trecho foi pavimentado há pouco tempo, através de convênio com o governo estadual. O trabalho vai envolver limpeza das margens da rodovia e operações tapa-buracos, entre outros serviços.
Careca da Van disse que a Câmara está pronta para realizar uma audiência pública em torno dos acidentes que vêm acontecendo no local, caso a questão não seja resolvida logo.
Edmar Heller também fez um alerta: “A prefeitura está pronta para agir, mas a obra deve ter recursos para conter o ímpeto dos motociclistas. Eles lideram a estatística de acidentes no local”.
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Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
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