quinta-feira, 16/05/2024
InícioSaúdeProjeto incentiva realização de exames contra o câncer de mama e colo...

Projeto incentiva realização de exames contra o câncer de mama e colo de útero

No mês de outubro é comemorado em todo o mundo o movimento popular conhecido como Outubro Rosa, nome que remete à cor que simboliza a luta contra o câncer de mama e incentiva a participação da população. A ação, que tem como símbolo um laço rosa, teve início nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham movimentos isolados em relação à doença e a mamografia no mês de outubro. Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil o segundo tipo mais frequente de câncer é o de mama. Dados do Instituto Nacional de Câncer revelam que o aumento da doença é uma tendência mundial.

De acordo com o Instituto de Câncer, em 2008 o número total de mortes pela doença em países em desenvolvimento foi de 268 mil, em contraste com 189 mil mortes nos países desenvolvidos. Esses números se resumem em uma taxa de mortalidade e incidência de 0,38 e 0,27 em países de baixa ou moderada renda e de alta renda respectivamente. A pesquisa mostra que há quatro anos, ou seja, em 2008, houve 11.860 mortes por câncer de mama especificamente, sendo 11.735 mulheres e 125 homens.

Preocupado com esse índice considerado alarmante, o primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado estadual Mauro Savi (PR), apresentou um projeto de lei que concede às servidoras públicas, às trabalhadoras da iniciativa privada e as empregadas domésticas do estado de Mato Grosso o direito a uma folga anual para a realização de exames de controle e prevenção ao câncer de mama e ao câncer de colo de útero.

Com a iniciativa, Savi pretende colaborar com a conscientização para a prevenção das doenças responsáveis pela alta taxa de mortalidade entre as mulheres. “Não podemos ser omissos e aceitar que nos dias atuais, seja por desinformação ou pela falta de um diagnostico precoce, tantas vidas sejam interrompidas precocemente por uma doença que já possui tratamento”, elucidou o parlamentar ao alertar que as patologias citadas são de evolução lenta e silenciosa e, se diagnosticadas no início, as chances de cura atingem uma alta porcentagem, não afetando de forma radical a vida do paciente.

A proposta foi apresentada em agosto do ano passado e encaminhado ao Plenário em março deste ano. A matéria em questão já foi aprovada em primeira votação e aguarda o parecer da Comissão de Constituição, Justiça e Redação para ser apreciada em 2ª votação, o que deve ocorrer já na próxima semana, uma vez que os trabalhos em plenário foram suspensos em razão das eleições municipais.

A HISTÓRIA – A campanha denominada Outubro Rosa começou em 1990, quando o laço cor-de-rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura em Nova York e, posteriormente, realizada anualmente na cidade.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

sete + sete =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes