sábado, 27/04/2024
InícioCidadeProjeto leva cursos de capacitação em bairros da Capital

Projeto leva cursos de capacitação em bairros da Capital

Neste final de semana 70 mulheres, entre jovens e adultos, receberam o certificado dos cursos de capacitação oferecidos nos bairros de Cuiabá, através de um projeto do vereador Marcus Fabrício (PP). Esse primeiro grupo pôde aprender a confeccionar biscuit, salgados, bijuterias, bordados em chinelo e pintura de tecido.

Em quatro finais de semana, cinco monitores ficaram à disposição das alunas que, mesmo antes de terminarem os cursos já estavam vendendo os produtos. “Agora essas pessoas poderão ter uma profissão que garantirá uma ajuda no orçamento da casa”, afirmou Marcus Fabrício.

Para a artesã Rosinei da Silva Domingos, de 23 anos, as aulas ajudaram-na a ter seu próprio negócio. “Aprendi a fazer bordado em chinelo e biscuit. Para o dia das Mães recebi mais de 20 encomendas e quase não dei conta. Só em maio, antes mesmo de terminar o curso, já tinha vendido mais de R$ 300 em produtos”, informou.

O curso oferecido pelo vereador Marcus Fabrício tem como diferencial o desenvolvimento dentro da comunidade e abrange jovens e adultos. A adolescente de 13 anos, Tatiane Moraes Rodrigues, sempre procurou fazer esses cursos, porém nunca havia conseguido se inscrever por causa da idade. “Fiz o curso de bijuteria e ganhei até certificado. Já estou produzindo e tenho bastante encomenda”, revelou.

O bairro CPA 4 foi o primeiro a ser contemplado pelo projeto e, neste mês, já acontecerá no bairro CPA 2, na escola particular de Ensino fundamental Santa Edivirges. “As pessoas podem se inscrever através dos panfletos entregues em escolas e comércio da região onde será realizada a capacitação”, informou a coordenadora do projeto, Maria Auxiliadora Botelho Ribeiro.

Marcus Fabrício afirmou ainda que muitas pessoas deslocaram-se de seus bairros para poderem participar desse primeiro curso. “Tivemos pessoas do Jardim Glória e Três Barras fazendo aulas. Isso demonstra a carência em novas oportunidades de garantir uma condição melhor de vida para as pessoas. Vamos continuar mensalmente realizando esses cursos nos bairros”, revelou.

Esse é o caso da moradora do bairro Três Barras, Edina Alves Ribeiro, de 36 anos, que fez o curso no CPA 4. “Quando soube dessas aulas, me inscrevi para aprender pintura em tecido e já comecei a comercializar. Assim que os cursos forem realizados no Três Barras farei outros”, comentou.

A entrega dos certificados aconteceu na Escola Antídia Botelho e na ocasião foi servido um coquetel aos presentes, sendo que o lanche foi feito pelas participantes do curso de salgados.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

três + 16 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes