segunda-feira, 29/04/2024
InícioMundoProliferação de armas na América Latina preocupa especialistas

Proliferação de armas na América Latina preocupa especialistas

Vários especialistas afirmaram no debate “Armas sob controle”, convocado pela ONG Oxfam International no Colégio do México, que a proliferação das armas de fogo na América Latina é preocupante.

A diretora de campanhas da Oxfam no México, Susana Cruickshank, afirmou que a situação é preocupante devido ao elevado tráfico ilícito de armas leves e de pequeno porte. Ela denunciou a falta de controle, o número de mortes e a tensão social causada pelo problema.

“Na América Latina só existe um conflito armado internacionalmente reconhecido, que é o do Haiti. No entanto, somos a região do mundo com mais mortes por armas de fogo, mais que a África e o Oriente Médio”, afirmou Roberto Dondish, assessor de Direitos Humanos da Secretaria de Relações Exteriores do México.

Brasil, Venezuela e Colômbia são os países com maior mortalidade por armas de fogo, segundo Dondish. Para ele, a proliferação de armas alimenta o crime organizado, estimula a cultura da violência e prolonga os conflitos.

No México, por exemplo, o problema também é muito grave, disse, porque cerca de 1 milhão de armas entram pela fronteira norte com os Estados Unidos. Elas são compradas legalmente nas lojas americanas para abastecer o mercado negro da América Central e Caribe.

Para Dondish, a solução passa por tratados internacionais juridicamente vinculativos, que obriguem os Estados, inclusive os produtores de armamento, a atender aos embargos e às restrições da ONU.

Em dezembro de 2006, 153 países das Nações Unidas votaram a favor de um tratado internacional sobre o tema, com 24 abstenções e apenas os Estados Unidos votando contra.

Os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU (EUA, Reino Unido, França, Rússia e China) são responsáveis por 88% das exportações de armas convencionais, informou a ONG.

Além disso, de 1998 a 2001, EUA, França e Reino Unido obtiveram da venda de armas a países do Terceiro Mundo uma soma superior à que gastaram em ajuda oficial ao desenvolvimento.

Jorge Chabat, especialista em segurança do Centro de Pesquisa e Docência Econômica (CIDE), explicou que o problema não é só o aumento do número de armas. Ele destacou o contexto social dos países latino-americanos, com pobreza, desemprego, desigualdade e Estados fracos, que não dão segurança a seus cidadãos.

A proliferação “se baseia na premissa de que os cidadãos têm o direito de se defender” e compram as armas porque “o Estado não é capaz de garantir proteção”, disse.

“Isso pode ter conseqüências negativas, porque as armas, adquiridas para a autodefesa, depois entram no mercado negro e servem para matar”, comentou.

Na América Central, as guerras internas dos anos 80 e 90 introduziram muitas armas em vários países. Elas continuam sendo utilizadas pelo crime organizado, explicou. EFE lga mf

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

4 × um =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes