quinta-feira, 06/06/2024
InícioCidadeQuase 50 mil crianças serão imunizadas contra a poliomelite na Capital

Quase 50 mil crianças serão imunizadas contra a poliomelite na Capital

“Vamos imunizar cem por cento das nossas crianças”, disse o prefeito Wilson Santos hoje (23) durante o lançamento da 2ª Etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil, na sede do Rotary Club no bairro CPAII. Além do prefeito, estiveram presentes o secretário municipal de Saúde, Dr. Olete Ventura, o presidente do Rotary Club do CPAII, parceiro nessa segunda etapa, Joelcirnei, o representante do governador do Rotary do distrito 4440, Gerson Queiroz e o ex-governador da instituição, Luiz Vicente.

Com o slogan “O seu filho merece a segunda dose da sua atenção”, a meta da Secretara Municipal de Saúde é imunizar 48.128 crianças com idade menor ou igual a cinco anos. Sendo nove mil, menores de um ano e 38.909 de um a quatro anos. A segunda dose da vacina estará disponível em todas as 69 unidades de saúde da capital. O dia “D” da Campanha será no sábado (26). A meta preconizada pelo Ministério da Saúde é de 95% de cobertura.

O secretário municipal de Saúde, Olete Benedito Ventura, alertou que a segunda dose é de suma importância para a imunização completa contra a paralisia infantil. “As mesmas crianças devem receber a vacina novamente”, frisou.

Olete informou que a SMS trabalha com 100% de abrangência, índice que garante a manutenção da erradicação da pólio no Brasil. “É preciso concentrar esforços para garantir a mesma abrangência e os resultados positivos da 1ª fase”, comentou o secretário, ao conclamar a participação dos pais e da sociedade em geral para que levem seus filhos e dependentes as unidades de saúde. Olete lembra que não existe tratamento para paralisia infantil. “A imunização preventiva é a forma mais eficaz de combate à doença”, completou.

Voluntários contra a paralisia

O Rotary Club participa do programa Pólio Plus cujo objetivo é a certificação da erradicação da poliomelite no mundo. Segundo o ex-governador da instituição do distrito 4440, Luiz Vicente, para a Organização Mundial de Saúde, a Comissão Global de certificação e o Rotary, erradicação significa a interrupção da transmissão do vírus selvagem da pólio. “O apoio de voluntários mobilizados pelo Rotary Internacional têm atuado em clínicas ou convocando a comunidade para participar das atividades de imunização. Mais de um milhão de rotarianos ao redor do mundo contribuíram para o sucesso dos esforços de erradicação da poliomelite”, explicou.
Em 1990 o Brasil foi declarado livre da pólio. Em 2000 havia três mil casos em 20 países. Em 2001 eram 380 em 12 países. E, agora, em 2006 número de países endêmicos da poliomelite caiu para quatro: Nigéria, Índia, Paquistão e Afeganistão.A poliomelite está erradicada em Mato Grosso há quase 20 anos, desde 1988.

O prefeito Wilson Santos iniciou o discurso lembrando que são entidades como o Rotary Club que ajudam o Brasil a manter essa doença erradicada no país. “Milhões e milhões de crianças que poderiam ter morrido ou estarem, hoje, condenadas a paralisia, estão caminhando, correndo, pulando e brincando. Não podemos abandonar essa luta nunca”, disse.
Wilson Santos aproveitou a solenidade para chamar atenção dos pais para a importância da campanha. “Os pais tem a responsabilidade, neste sábado (26), de fazer com que seus filhos sejam crianças e adultos saudáveis. Temos 69 unidades de saúde disponibilizando a vacina. Então, não tem desculpa para não vacinar. O dever do poder público é garantir a vacina. O dos pais levar a criança para ser imunizada”, lembrou.

Brasil- A meta é vacinar mais de 17 milhões de crianças de zero a cinco anos. A expectativa é de cada unidade federada atinja o mínimo de 95% de cobertura vacinal em pelo menos 80% dos municípios de sua área de abrangência. O objetivo é manter erradicada a poliomielite no Brasil.

Com o slogan “O seu filho quer a segunda dose da sua atenção”, a campanha , que tem sua segunda etapa em 26 de agosto, o dia “D” da vacinação, contará com 340 mil pessoas mobilizadas, entre profissionais de saúde e voluntários, em 117 mil postos de vacinação. Para atender a demanda do país, 26,6 milhões de doses da vacina contra a poliomielite foram adquiridas pelo Ministério, totalizando um investimento de R$ 10,1 milhões. Além disso, R$ 6,2 milhões serão repassados aos estados e municípios para a operacionalização da campanha.

A doença – A poliomielite ou “paralisia infantil” é uma doença infecto-contagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro clássico de paralisia flácida de início súbito. Acomete em geral os membros inferiores. A doença foi de alta incidência no país em anos anteriores e deixou, ao longo dos anos, centenas de pessoas com deficiência física.

A vacina – Não existe contra-indicação absoluta para a aplicação da vacina oral contra a poliomielite. A vacina possui segurança bem estabelecida e reações adversas associadas a ela são raras.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

12 − 11 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes