domingo, 12/05/2024
InícioAgronegócioRanking do desmatamento cresce

Ranking do desmatamento cresce

A lista dos municípios que mais desmatam a Amazônia subiu de 36 para 43, de acordo com um levantamento divulgado nesta terça-feira pelo Ministério do Meio Ambiente. Ainda assim, segundo o ministro do Meio Ambiente Carlos Minc, houve queda de 42%, em média, na área desmatada.

Minc afirma que o ranking com maior número de integrantes não é sinônimo de aumento de atividade ilegal na região. De acordo com ele, a inclusão de novos municípios é fruto de critérios mais rigorosos usados para preparar a relação. Na nova lista, foram incluídos os municípios de Marabá (PA), Pacajá (PA), Itupiranga (PA), Mucajaí (RR), Feliz Natal (MT), Tailândia (PA) e Amarante do Maranhão (MA).

Para elaborar o ranking, o ministério utilizou os seguintes critérios: área total de floresta desmatada, área de floresta desmatada nos últimos três anos, aumento da taxa de desmatamento em pelo menos três dos últimos cinco anos e desmatamento em 2008 igual ou superior a 200 quilômetros quadrados. No ano passado, a lista foi formulada a partir de um único critério: eram incluídas as cidades que, reunidas, eram responsáveis por 50% do desmatamento na região.

Fora – Minc adiantou que três municípios devem sair da lista: Alta Floresta (MT), Porto dos Gaúchos (MT) e Nova Maringá (MT). Para isso, será preciso a comprovação da inscrição no Cadastro Ambiental Rural. Nesta terça o ministro assinou uma portaria com critérios definidos para que municípios sejam incluídos na lista e outra com os requisitos para que cidades passem a ser consideradas com desmatamento monitorado e sob controle.

Listas – Em setembro de 2008, o ministro fez um alerta divulgando as 100 cidades que mais desmatam a Amazônia. Em fevereiro deste ano, Minc divulgou a lista dos 36 municípios que mais desmatam. O estudo foi feito com base no sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real (Deter) do Inpe, que apontou, em agosto, 756 quilômetros quadrados de área de desmatamento na Amazônia Legal.

R.da Semana(Com Agência Estado)

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

19 − dezoito =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes