domingo, 28/04/2024
InícioSaúdereduz espera por transplantes

reduz espera por transplantes

O Ministério da Saúde vai reduzir a fila de 70 mil brasileiros que aguardam um transplante de órgãos. Para isso, tem duas metas ambiciosas: zerar a fila de espera por córnea e reduzir à metade as filas por medula óssea e órgãos sólidos (rim, coração, pulmão, pâncreas e fígado).

Entre as propostas também estão a universalização do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e a compra de 10 helicópteros, 4 mil ambulâncias e 10 ambulanchas para transportar os órgãos aos municípios de difícil acesso. As metas integram o Programa Mais Saúde, apresentado na última quarta-feira, 05, no Palácio do Planalto.

O Sistema Nacional de Transplantes conta com 22 Centrais de Notificação, Captação e Distribuição ligadas a órgãos estaduais e oito centrais regionais. As centrais cobrem praticamente toda a extensão territorial brasileira, com exceção dos estados do Acre, Amapá, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Estão credenciados, até o momento, 449 estabelecimentos de saúde e 1.033 equipes especializadas para a realização de transplantes no Brasil. As centrais se encarregam de receber os órgãos dos hospitais e fazer com que cheguem aos receptores, por meio de uma fila única.

A proposta do programa Mais Saúde é de aumentar os transplantes em 50% até 2011. A meta financeira para os próximos quatro anos será de R$ 2,4 milhões ao ano. “O Brasil tem uma média de doadores por habitantes que é a metade do que seria aceitável para um país com as nossas dimensões e as nossas necessidades”, observa o ministro, José Gomes Temporão.

Programa Mais Saúde – O Mais Saúde é composto por quatro pilares: Gestão, Trabalho e Controle Social, Promoção e atenção à saúde: A Família no Centro da Mudança; Ampliação do acesso com qualidade e Desenvolvimento e Inovação em Saúde. Esses pilares têm como proposta, respectivamente, o envolvimento de ações de saúde para toda a família, desde a gestação até os idosos; a reestruturação da rede para criar novos serviços, ampliar e integrar a cobertura no Sistema SUS e tratar a saúde como um importante setor de desenvolvimento nacional, na produção, renda e emprego .

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

20 − 16 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes