segunda-feira, 29/04/2024
InícioBrasilRelatórios contra Renan devem ser entregues até amanhã

Relatórios contra Renan devem ser entregues até amanhã

O Conselho de Ética do Senado deve receber até amanhã quarta-feira (14) os relatórios dos três processos que tramitam na Casa contra o presidente licenciado do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), acusado de quebra de decoro parlamentar.

O primeiro, do senador Jefferson Péres (PDT-AM), diz respeito à participação de Renan na utilização de laranjas para a compra de veículos de comunicação em Alagoas. Já no segundo processo, que tem como relator o colega João Pedro (PT-AM), Renan é acusado de beneficiar uma cervejaria no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) depois que a empresa adquiriu uma fábrica de seu irmão, o deputado Olavo Calheiros (PMDB-AL), por preço acima do praticado no mercado.

“Recebi as respostas dos expedientes encaminhados à Receita Federal e ao INSS. Estou preparado para apresentar o meu relatório na quarta-feira”, afirmou João Pedro.

Para a conclusão do documento, o petista estaria aguardando apenas resposta ao questionário enviado à Polícia Federal (PF) responsável pela “Operação Cevada”. A ação foi deflagrada em junho deste ano com o objetivo de desativar uma rede de sonegação de tributos, como o Imposto de Renda e o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no setor de bebidas.

Além da PF, o INSS também deve encaminhar, ainda hoje, documentos solicitados por João Pedro.

Esperando a defesa

Já Almeida Lima (PMDB-SE), relator do terceiro processo contra Renan, no qual o presidente licenciado do Senado é acusado de ter montado um esquema de propinas para desviar recursos de ministérios comandados pelo PMDB, aguarda apenas a entrega da defesa do alagoano para concluir seu parecer. Segundo os auxiliares de Renan, “ainda não há nenhuma previsão de quando a defesa prévia do senador será encaminhada”.

O presidente do colegiado, Leomar Quintanilha (PMDB-TO), vem anunciando nos últimos dias à imprensa, que se os relatórios forem realmente entregues, convocará sessão na comissão para o mesmo dia, com o objetivo de votar os pareceres.

Se Renan for considerado inocente das três acusações, os processos serão arquivados pelo Conselho. Caso contrário, seguem para votação em plenário.

O senador ainda é alvo de um quarto processo em que é acusado pelo suposto envolvimento em esquema de espionagem contra os senadores Demóstenes Torres (DEM-GO) e Marconi Perillo (PSDB-GO). As investigações só começarão após a análise dos três processos anteriores.

Testemunhas

Nesta terça-feira (13), Jefferson Péres escutará, a partir das 10h, Carlos Santa Rita, acusado de ter sido utilizado como laranja por Renan na compra de uma rádio e um jornal impresso em Alagoas.

Hoje (12), mais cedo, o senador Tião Viana (PT-AC), presidente em exercício do Senado, disse que se o cronograma dos relatores for seguido e os pareceres votados ainda esta semana no Conselho de Ética, ele fará um esforço para que os processos sejam apreciados pelo Plenário no próximo dia 22. (Erich Decat)

US

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

nove − seis =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes