quarta-feira, 29/05/2024
InícioPolíticaRelembre sete ocasiões em que supostas fraudes em urnas eletrônicas viraram matérias...

Relembre sete ocasiões em que supostas fraudes em urnas eletrônicas viraram matérias da grande imprensa

A confiabilidade das urnas eletrônicas é questionada desde a sua implementação

A segurança do voto eletrônico não é uma pauta bolsonarista. O assunto já foi objeto de reportagens das maiores redes de televisão do Brasil. Confira as sete principais matérias sobre o assunto veiculadas pela velha imprensa brasileira. Mas veja rápido, antes que elas saiam do ar!

1 – Rede TV News

Por ocasião das eleições gerais de 2018, a Rede TV fez uma matéria com relatos sobre supostas fraudes ou funcionamento anormal em urnas eletrônicas. Segundo alguns entrevistados pela produção do RedeTV News, apresentado por Borus Casoy, algumas urnas teriam encerrado a votação antes de registrar o voto para presidente. Em outras máquinas, a urna supostamente autocompletava assim que o eleitor digitava o numeral “1” para presidente, exibindo o candidato “13”. Veja o vídeo.

2 – Olha Digital

Em novembro de 2020, o programa Olhar Digital entrevistou técnicos que realizaram ataques simulados às urnas eletrônicas. Em um dos testes, os especialistas identificaram uma etapa com potencial fragilidade no procedimento de carga de dados nas urnas. O grupo então conseguiu infectar as urnas testadas e quebrar o sigilo dos votos. Os especialistas teriam conseguido infectar a urna de tal forma que computaram todos os votos válidos da urna testada para um único candidato.

3 – Jornal da Band

Uma outra reportagem atribuída ao Jornal da Band aborda uma suposta fraude nas Urnas Eletrônicas nas eleições de Caxias-MA nas eleições de 2008. Segundo fontes consultadas pela reportagem, um registro de acesso ao software das urnas eletrônicas revelou um acesso não autorizado 10 dias depois da carga de dados na urna eletrônica. Uma outra reportagem de 26 de novembro de 2008 trata do mesmo assunto. Uma investigação da Polícia Federal não conseguiu comprovar irregularidades nas urnas.

5 – Fantástico (Rede Globo)

A Rede Globo apresentou na sua revista eletrônica “Fantástico” uma apuração sobre um grupo criminoso que prometia eleger qualquer pessoa pela bagatela de R$ 2 milhões. Um golpista foi gravado pelas câmeras ocultas da produção prometendo ser capaz de fraudar urnas eletrônicas e atribuir votos a quem pagasse a quantia, que poderia ser, inclusive, parcelada. Veja o vídeo:

6 – Jornal da Cultura

Há 5 anos, o Jornal da Cultura exibiu a participação do comentarista Ehevaldo Siqueira, jornalista e especialista em tecnologia. Para ele, a urna eletrônica brasileira de então era vulnerável. Ele alertou que a possível fragilidade da urna eletrônica poderia prejudicar não só a tucanos ou petistas, mas a todos.

7 – Jornal da Band – Guarulhos

O Jornal da Band também exibiu uma reportagem onde alguns eleitores questionavam o processo eleitoral em Guarulhos/SP. Eleitores afirmaram ter digitado um número na urna e a imagem de outro candidato apareceu. A Justiça considerou as provas apresentadas insuficientes. O vídeo foi postado pelo Movimento Contra Corrupção no Youtube. Veja o vídeo:

PortalNovoNorte

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

seis − 6 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes