segunda-feira, 29/04/2024
InícioPolíticaResponsabilidade social também é questão ambiental, afirma Riva

Responsabilidade social também é questão ambiental, afirma Riva

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PP) voltou a defender a necessidade de as empresas investirem cada vez mais em projetos sociais. Para ele, não dá mais para apenas visar lucro, sem se preocupar com o social e com a preservação do meio ambiente. Na abertura do IV Seminário de Responsabilidade Social.

Riva conclamou as empresas a contribuir com a adequação do projeto de Zoneamento Socioeconômico Ecológico (ZSEE), que deve ser votado até o dia 17 de julho.
“As empresas se mostram cada vez mais conscientes sobre a importância da responsabilidade social. E a Assembleia Legislativa premia as que têm se destacado nessa área. Pois, entendo que se a empresa ficar focada apenas no lucro e não tiver um projeto social, com certeza vai ficar para trás. Haja vista que não dá para falar em responsabilidade social sem pensar na questão ambiental. Por isso, é importante que os empresários participem do zoneamento ambiental e contribuam dando sugestões ao projeto”, explicou Riva.

O presidente, que é autor do Certificado de Responsabilidade Social com os ex-deputados estaduais Humberto Bosaipo (conselheiro TCE) e Eliene Lima (deputado federal), destacou também que a sociedade tem cobrado muito melhorias na forma de trabalho das empresas. E o retorno desses investimentos é certo, haja vista que os investimentos colocam as empresas em evidência e aumentam o lucro.

O parlamentar também destacou o projeto de lei que institui o Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), em tramitação na Assembleia Legislativa. A iniciativa é direcionada aos proprietários de áreas rurais, que destinarem parte de sua propriedade para fins de preservação e conservação da cobertura florestal.

Segundo Riva, objetivo é recompensar financeiramente o proprietário rural, em função do valor econômico dos serviços ambientais prestados pela área destinada à cobertura florestal, nas modalidades de conservação e melhoria da qualidade e da disponibilidade hídrica; conservação e incremento da biodiversidade; redução dos processos erosivos e fixação e seqüestro de carbono para fins de minimização dos efeitos das mudanças climáticas globais. “É possível efetuar o pagamento com o plantio de arvores, recuperação de córregos, ações que serão muito mais benéficas para a sociedade”.

No seminário, ele, ainda, defendeu uma Reforma Tributária ampla que possa atender melhor os municípios, oferecendo mais “justiça” na distribuição do bolo tributário. E destacou que a segunda edição do livro ‘Desigualdades Regionais’, elaborado exatamente para mostrar as diferenças existentes entre os municípios. O lançamento dessa obra será ainda neste semestre.

SOCIAL – Idealizador da Fundação Apeîara, Riva destacou que além da inclusão digital, com cursos de Informática gratuitos, a entidade oferece cursos de dança, música e corte e costura aos menos favorecidos. “Já temos a primeira cooperativa de corte e costura instalada no estado fruto desse trabalho da Apeîara. Ela tem se aprofundado em cursos técnicos”, afirmou, ao anunciar a firmação de parcerias com a Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia para ampliar os cursos profissionalizantes oferecidos.

O presidente da Comissão Mista de Responsabilidade Social, Sérgio Ricardo Inoui disse que em 2009 é esperado de 35 a 40 empresas participantes da certificação. São ONGs, pequenas, médias e grandes empresas. “Tem muitos projetos na área de educação, meio ambiente e segurança do trabalhador, como por exemplo, o projeto Flauta Mágica, que atende crianças carentes”.

O deputado federal Eliene Lima disse que a conscientização é crescente em todo o Brasil. “É possível constatar a produção com responsabilidade social no Brasil. A preocupação das empresas com o capital humano e crescimento sustentável está cada vez maior”.

Durante o seminário, as empresas certificadas em 2008 apresentam as ações elaboradas no cumprimento do balanço social. A programação conta com palestras com Valdir Bianchessi – membro da Comissão Mista do Prêmio de Responsabilidade Social da AL/RS e da Federação das Associações Comerciais do Rio Grande do Sul e Marcos Cassiano Senna – diretor da Escola Fundação Bradesco. Já as empresas Unimed Vale do Sepotuba e Pró Vale, de Tangará da Serra; a Rede Cemat; MT Fomento e Serviço Social da Insdústria (Sesi) apresentarão os cases. A entrega do certificado acontece no segundo semestre.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

15 − 13 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes