quarta-feira, 15/05/2024
InícioSaúdeSaiba como conviver com a TPM

Saiba como conviver com a TPM

Conviver com a TPM, como bem sabemos, não é nada fácil. Todos os meses, cerca de 15 dias antes da menstruação, sintomas como irritabilidade, choro fácil e ansiedade acometem as mulheres; um período delicado e difícil para elas e para quem convive com elas. Mas quem pensa que só algumas têm o problema, engana-se. Segundo estatísticas realizadas no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, 30% das mulheres apresentam o problema em grau moderado e 5% de modo intenso. Outros estudos apontam, ainda, que 90% delas têm, pelo menos, um dos sintomas. Se você é uma das vítimas da tão temida e desagradável TPM, mas prefere buscar maneiras mais naturais e, portanto, menos invasivas para cuidar de si, que tal procurar soluções com as terapias alternativas? Além de estar cuidando da sua saúde, você acaba por relaxar o corpo e a mente, conquistando a paz interior, a harmonia e o bem-estar com massagens, cores, ervas e exercícios! Afinal, a TPM é um desequilíbrio não apenas físico e hormonal, mas também um problema estimulado pelo estresse diário. Que tal? Confira abaixo algumas das terapias indicadas para afastar de vez esse distúrbio.

. Homeopatia: Com o fundamento de que semelhante atrai semelhante, a homepatia se importa como determinada enfermidade que se manifesta em cada indivíduo. Sendo assim, seu objetivo principal no que se refere à TPM, é reestabelecer o físico e o mental da mulher.

. Aromaterapia: Baseando-se na utilização de óleos essenciais 100% puros, extraídos de plantas, com o intuito de promover o equilíbrio e o bem-estar, a técnica possui aromas que funcionam não apenas como reguladores hormonais, mas que também podem diminuir as cólicas e amenizar sintomas como o estresse, a irritação e a tristeza. Estas substâncias, quando inaladas, são facilmente absorvidas, atingindo o sistema límbico e endócrino.

. Reflexologia: Pressionando pontos específicos do pés, com a finalidade de melhorar o funcionamento de vários órgão do corpo, o tratamento se utiliza de determinados tipos de massagens da Medicina Tradicional Chinesa que podem ser usadas para tratar a TPM.

. Auriculoterapia: Esta terapia oriental consiste na aplicação de sementes ou microagulhas na orelha externa. São mais de 200 pontos estimulados na região, dentre eles, alguns dos quais amenizam os sintomas da TPM.

. Fitoterapia: Com o foco no reequilíbrio orgânico, a fitoterapia se utiliza da aplicação de plantas medicinais para tratar sintomas e doenças. Escolhidas de acordo com as queixas do paciente, algumas das plantas reduzem as cólicas, regulam o fluxo menstrual, melhoram o inchaço e as dores cabeça, bem como as freqüentes alterações no humor.

. Acupuntura: A técnica, dependendo de cada mulher, é comprovadamente capaz de reduzir a intensidade e a duração dos incômodos que surgem na fase da TPM.

. Terapia Aquática: Com a utilização da água para fins terapêuticos em exercícios aeróbicos e práticas de relaxamento, a ansiedade e os sintomas depressivos podem ser controlados. A qualidade do sono também melhora e as dores musculares diminuem.

. Do-in: O objetivo principal dessa terapia é o autoconhecimento. A técnica de automassagem pressiona os meridianos, canais de energia do corpo, desbloqueando a energia dos órgãos internos. Assim, o do-in acaba por garantir o bom funcionamento de todo o organismo, tornando-se um grande aliado das mulheres na hora de tratar a TPM.

. Ioga: Esta não podia faltar. As posturas da ioga estimulam e regularizam o sistema endócrino, que é justamente responsável pela produção de hormônios. Isso sem contar que os exercícios e as técnicas respiratórias ajudam a relaxar e a acalmar a mente e o espírito.

. Cromoterapia: O tratamento se baseia nas sete cores do arco-íris cada uma com uma função específica no corpo. Como uma ciência que abrange os níveis físico, mental e espiritual, a aplicação das luzes coloridas aliviam a ansiedade, a compulsão por doces, o inchaço nas mamas, abdômen e pernas e também os sintomas depressivos. O estresse, a dor de cabeça, o cansaço e as cólicas menstruais também são alguns dos sintomas que podem ser eliminados.

Márcia Poltier/US

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

vinte − 16 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes