domingo, 12/05/2024
InícioPolíticaSavi propõe linha de crédito para construção de cisternas em imóveis

Savi propõe linha de crédito para construção de cisternas em imóveis

O Governo do Estado pode instituir mecanismos de incentivos para captação de água de chuva. Para isso, o Poder Executivo deve criar de linhas de crédito para que proprietários de imóveis residenciais, comerciais e rurais subsidiem a instalação de um sistema de coleta de água de chuva e ainda, seu armazenamento para posterior utilização.
A proposta foi formalizada via projeto de lei, de autoria do deputado Mauro Savi (PR), e trata também do financiamento de estudos técnico-científicos que visem aprimorar o sistema de coleta de água de chuvas, seu armazenamento e utilização.

“Precisamos ter mediadas urgentes, vivemos uma realidade que em breve se tornará insuportável devido à seca, as queimadas e as mudanças climáticas, já não temos ar puro para respirar, isto, infelizmente é fato. Não podemos esperar mais”, lembrou o deputado.

Na avaliação de Savi, o consumo de água aumenta anualmente e o fornecimento torna-se mais escasso na mesma proporção. “A coleta de água da chuva é comum em muitas partes do mundo. A água é, geralmente, recolhida dos telhados da casa e utilizada para limpeza de calçadas, para regar jardins, limpeza de automóveis, higiene dos animais, banheiros e vários outros fins”, destacou ele.

Um estudo mostra que nos últimos três anos, o Brasil conseguiu construir mais de 100 mil cisternas na região Nordeste. Juntas, são capazes de armazenar cerca de 1,5 bilhões de litros de água. Apesar de ser um dos principais projetos do Programa Fome Zero, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, o Projeto de Cisternas não foi uma iniciativa do governo, mas da sociedade civil organizada.

A ideia é simples, funcional, pouco onerosa e ecologicamente correta: coletar a água da chuva depois que cai nos telhados e armazená-la em grandes caixas de água feitas de cimento para usar no período da seca. A meta dos brasileiros envolvidos nesse projeto é construir 1 milhão de cisternas até o final deste ano.

“Como em nossa região, durante o período chuvoso, ocorre uma boa precipitação pluvial, um lado do telhado de uma moradia típica, apenas com calhas direcionadas, fornecerá uma área de coleta suficiente para satisfazer as necessidades de uma família média”, falou Savi.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

1 × 3 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes