quarta-feira, 15/05/2024
InícioPolíticaSavi quer garantir publicação de editais em Braile

Savi quer garantir publicação de editais em Braile

Depois de apresentar um projeto de lei para garantir a instalação de placas em Braile contendo a relação das linhas de ônibus e seus itinerários nos terminais rodoviários do Estado, o deputado Mauro Savi (PR) quer estender a utilização do sistema Braile para os editais de concursos públicos realizados no Estado.

A intenção do parlamentar é possibilitar aos deficientes visuais as mesmas condições de acesso aos editais que dispõem as pessoas que não sofrem com a cegueira. “Daí, a necessidade de se adaptar nossos veículos de comunicação escrita às pessoas portadoras de deficiência visual, sendo uma das mais sérias restrições que essa parcela da sociedade pode sofrer, pois, o limitado acesso a essas informações, em geral, impõe grandes obstáculos à formação educacional, profissional e cultural”, justifica o líder do governo na Assembléia.

De acordo com o projeto de lei apresentado, os editais de concurso público em Braile serão elaborados concomitantemente aos outros editais para efeito de publicação, sob pena de anulação do edital do concurso.

O deputado Mauro Savi argumenta que a publicação de editais em Braile é uma forma de socializar a informação e garantir que o maior número de pessoas tenha condições de disputar, em igualdade de condições, uma vaga no serviço público.

“Entendo, salvo melhor juízo, que a sociedade espera que iniciativas afirmativas, como a presente, se tornem permanentes contra o preconceito, a discriminação, a desigualdade, e em favor da vida digna, fraternal, do bem-estar e da auto-estima entre iguais em direitos e deveres, sem distinção de qualquer natureza e, ainda, possibilitando a maior autonomia aos deficientes visuais na concretização de seus sonhos”, finalizou o parlamentar na justificativa do projeto.

BRAILE- O Braile é um sistema de leitura com o tato desenvolvido pelo francês Louis Braille. Consiste num alfabeto convencional cujos caracteres se indicam por pontos em relevo. Dessa forma, o deficiente visual distingue por meio do tato. A partir dos seis pontos salientes, é possível fazer 63 combinações que podem representar letras simples e acentuadas, pontuações, algarismos, sinais algébricos e notas musicais.

MARCIA RAQUEL
Assessoria de Gabinete

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

16 + 5 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes