segunda-feira, 29/04/2024
InícioPolíticaSérgio Ricardo realiza ação ambiental no entorno da Lagoa Paiaguás

Sérgio Ricardo realiza ação ambiental no entorno da Lagoa Paiaguás

As extensas atividades ambientais referentes à Semana da Árvore (de 21 a 26 de setembro) envolveram o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Sérgio Ricardo (PR), no plantio de mudas nativas e frutíferas, no entorno da Lagoa Paiaguás, situada em frente à sede do Poder Legislativo. O deputado Humberto Bosaipo (DEM) também participou da ação e destacou a importância da preservação do meio ambiente para as gerações futuras.
Sérgio Ricardo aproveitou para apresentar um projeto de lei que objetiva criar no local o Parque Estadual Paiaguás, contando com apoio do Poder Executivo. A proposta deve ser lida em plenário na sessão noturna desta terça-feira (25) e avaliada pela Comissão de Mérito, antes de ser aprovada e encaminhada à sanção do governo. “O futuro dessa lagoa vai ser outro. A idéia é fazer com que as pessoas passem a freqüentar este, que será mais um espaço de lazer na nossa cidade”, disse Sérgio.

Numa parceria com a Secretaria de Estado Meio Ambiente (Sema) e a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Sérgio Ricardo e integrantes de outros setores da sociedade plantaram 30 mudas de diferentes espécies de árvores nas margens da lagoa, além de efetuarem a coleta de lixo no local. A equipe técnica que acompanhou a ação realizou a coleta da água para avaliação, com objetivo de se identificar a sua qualidade de aproveitamento por pequenos animais, que freqüentam a região e a possibilidade de banho dos visitantes. “Em outros tempos isso aqui era área de lazer de várias pessoas e que pode novamente voltar a ser”, lembrou Sérgio.

A representante da Superintendência da Escola de Educação Ambiental da Sema, Simone Câmara, afirmou que a área aparentemente, nativa está degradada. No local já é possível verificar as ações irregulares de esgoto e lixo. Segundo ela, a revitalização da área com a planta de mudas e a criação do parque podem ajudar a devolver a conscientização da preservação do meio ambiente. O governo pretende transferir a Superintendência de Escola Ambiental, que funciona no Parque Mãe Bonifácia para o Parque Paiaguás.

As árvores, além da função paisagística, diminuem a poluição sonora nos grandes centros urbanos, absorvem parte dos raios solares, fornecem sombras, servem de moradia à pássaros e outros animais, fornecem alimentos ao homem e a fauna, absorvem a poluição atmosférica e produzem mais oxigênio (através da fotossíntese).

Para a técnica da Sema, as árvores podem também, promover diversos benefícios nas áreas urbanas, como regularidade do clima; redução da poluição atmosférica; melhoria do ciclo hidrológico (melhor regularidade de chuvas); redução da velocidade dos ventos; melhoria das condições do solo urbano; aumento da diversidade e quantidade da fauna nas cidades – especialmente de pássaros; melhoria das condições acústicas, diminuindo a poluição sonora; aumento nas opções de recreação e lazer em parques, praças e jardins; valorização dos imóveis e embelezamento das cidades.

Sid

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

um × 5 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes