quinta-feira, 23/05/2024
InícioPolíticaSergio Ricardo reconhece os trabalhos realizados pelo SAI

Sergio Ricardo reconhece os trabalhos realizados pelo SAI

O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Sérgio Ricardo (PR), aprovou Moção de Louvor ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso, nas pessoas dos desembargadores Licínio Carpinelli Stéfanni e do juiz Yale Sabo pela relevância dos serviços prestados aos cidadãos mato-grossenses com a criação e manutenção do Serviço de Atendimento Imediato (SAI). “A homenagem é ao TJ e ao desembargador pela iniciativa, e ao juiz Yuri Sabo por manter, com competência, em operação e com agilidade o trabalho”, disse.
O presidente da AL avaliou o serviço como de grande relevância para a sociedade, principalmente pela agilidade. “É um serviço de atendimento rápido e que com rapidez soluciona os conflitos sem demora. Com esse serviço o TJ cumpre o seu papel de dar agilidade aos processos, resolvendo na hora casos que, na justiça comum, poderia demorar muito tempo”, afirmou.

Conforme dados oficiais, o SAI atendeu a 1.161 ocorrências no ano de 2006. Este ano, de primeiro de janeiro ao último dia 30 de junho, foram atendidas 617 ocorrências. Dados demonstram que quase 100% dos casos são resolvidos no local do acidente. Quando não há acordo imediato, tenta-se promover acordo extrajudicial. É pedido prazo ao juiz de 10 a 15 dias para resolver essa questão. O processo fica pronto no Juizado, aguardando a manifestação das partes.

A principal finalidade do Serviço de Atendimento Imediato é promover o acordo entre os envolvidos em acidentes de trânsito sem vítimas, proporcionando rapidez na solução das ocorrências. O serviço foi colocado à disposição da população em maio de 1996 para atender acidentes de trânsito quando somente há dano material.

A equipe tenta fazer acordo entre as partes para evitar que no futuro elas tenham que ingressar com ação judicial. Atualmente o coordenador do SAI é o juiz Yale Sabo Mendes. O SAI é um órgão ligado aos Juizados Especiais e atua em Cuiabá e Várzea Grande.

O SAI é mais um serviço do Poder Judiciário em benefício da população. O tempo gasto no atendimento é de aproximadamente 25 minutos. Cada equipe possui um conciliador, um oficial de Justiça, um oficial escrevente e um motorista, sendo que cada um possui uma função específica. O conciliador representa o juiz na audiência que é realizada no local do acidente e busca o entendimento entre as partes envolvidas.

O serviço possui três unidades móveis que são acionadas por telefone. Quando a unidade chega ao local, o oficial de Justiça analisa a situação encontrada, identificando as partes e veículos envolvidos, faz o croqui judicial e a relação de danos. Somente após a coleta desses dados é feita a audiência, registrada pela oficial escrevente. Depois o conciliador elabora o termo de conciliação e o termo de ocorrência.

Havendo acordo, lavra-se o termo, colhendo as assinaturas das partes. O processo é encaminhado ao Juizado Especial mais próximo do local em que ocorreu o acidente para ser homologado pelo juiz. Nesse caso, as partes recebem toda a documentação referente ao acidente. Não havendo acordo, é aberta ação de reparação danos e as partes já saem devidamente intimadas.

Casos de direção perigosa, sem habilitação ou por embriaguez são encaminhados à polícia para as providências penais cabíveis, aplicando-se o Código de Trânsito Brasileiro. Entretanto, há casos em que o SAI fica impedido de atuar. Essas exceções são as colisões com veículos de órgãos públicos, de pessoa jurídica ou se houver vítima.

Assessoria

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

13 + 4 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes