segunda-feira, 29/04/2024
InícioCidadeSetembro Amarelo é um convite para o despertar da sensibilidade e da...

Setembro Amarelo é um convite para o despertar da sensibilidade e da percepção

A Secretaria Municipal de Saúde desenvolve ações de conscientização em diversas unidades de atendimento

Chamar a atenção para os primeiros sintomas de sofrimento envolvendo a saúde mental das pessoas. Este é o foco do Setembro Amarelo. E, nesse contexto, o lema “prevenir é melhor que remediar”, faz toda a diferença. Significa ter sensibilidade com o outro, sensibilidade para notar a necessidade de uma intervenção e ajuda. Com esse objetivo, a Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, com profissionais da Atenção Básica e da Atenção Secundária, desenvolverá ações durante o mês em diversas unidades de atendimento.

A programação envolverá os Caps e UPAs de diferentes bairros da Capital. Serão rodas de conversas, orientações com a equipe de Residência Médica em Psiquiatria, panfletagem, atividade ao ar livre. No dia 30, encerrando a programação do Setembro Amarelo, a atividade será no Horto Florestal.

“O ideal seria que as pessoas que estão passando por momentos de crise buscassem ajuda, um acompanhamento com psicólogo. O apoio da família e dos amigos é sempre muito importante, mas nem sempre essas pessoas conseguem perceber, daí a necessidade de um profissional. Quem pensa em suicídio, na maioria das vezes, não busca ajuda. Por isso, cada um de nós pode fazer a diferença se despertarmos essa percepção”, explicou Darci Bezerra, coordenadora Técnica de Saúde Mental na Atenção Secundária da Secretaria Municipal de Saúde.

A orientação é de que não seja menosprezado qualquer sintoma em relação à saúde mental. O atendimento e acompanhamentos, conforme a gravidade da situação, podem ser realizados por meio dos Caps em Cuiabá, Unidades Básicas de Saúde (UBS), Policlínicas, Centro de Especialidades Médicas (CEM).

O CAPS é um serviço aberto e comunitário do SUS, dispõe de cuidados especializados para pessoas que sofrem com transtornos mentais graves e persistentes. O trabalho de acolhimento nesses locais acontece de segunda-feira à quinta-feira, sem necessidade de agendamento.

O atendimento é realizado por equipe multidisciplinar que irá acompanhar o paciente durante a crise até que seu quadro se estabilize, ofertando grupos terapêuticos, atendimento individual, busca ativa, apoio e orientação familiar.

O CAPS é um serviço transitório (temporário) que trata especialmente dos casos graves de transtorno mental. Após o tratamento, quando o paciente se mostra estabilizado, o mesmo é encaminhado para as unidades básicas de saúde de sua abrangência para então ser regulado para o serviço ambulatorial de psiquiatria. 

Também está disponível na Unidade de Práticas Integrativas e Complementares (URPICS), no Horto Florestal, em Cuiabá, atendimento em auriculoterapia, yoga, reiki, florais, microfisioterapia, Body Talk e roda de terapia integrada.

Portanto, ao notar qualquer sinal de sofrimento mental como alterações graves no sono ou no apetite, medo ou desconfiança dos outros, mudanças grandes e rápidas nos sentimentos (alegria/tristeza) ou nos níveis de energia (animado/agitado/acelerado/desanimado), ansiedade, entre outros, busque ajuda.

“Sabemos que cuidar da saúde mental é uma ação a ser realizada de Janeiro a Janeiro, porém o mês Setembro Amarelo é um mês estratégico e que alerta toda a população sobre a importância do cuidado com sua saúde mental”, destacou Sandra Pinto de Moraes,  Responsável Técnica de Saúde Mental da Atenção Básica.

A proposta é que as equipes de estratégia de saúde da família ESF/UBS, desenvolvam suas ações de educação em saúde, orientando a população sobre sinais de alerta de comportamento suicida, realizando palestra, blitz educativa, orientações nas salas de espera, caminhadas,  entre outras ações.

Programação

12/09 – Palestra “Vamos falar de Ansiedade?”, na USF Dr. Fábio I e II, com a colaboração de estudantes de enfermagem da UFMT.

14/09 –Roda de Conversa na sala de espera da UPA Verdão, com profissionais do CapsII .

16/09 –– Atividade conjunta com comunidade usuária/SUS e servidores– Trilha na URPICS: Ação conjunta dos serviços junto à comunidade da região norte.  Ação do CAPS I CPA IV/Atenção Básica/CTSM/Unidade de Práticas Integrativas e Complementares (URPICS).

 19/09 – Orientações e prevenção na “Campanha do Setembro Amarelo” com a equipe de Residência Médica em Psiquiatria na sede da SMS, aos servidores da sede, promovida pela Atenção Básica, Atenção Secundária e SESMT.

21/09 – Participação, a convite da Secretaria de Estado de Segurança Pública,  no evento sobre a temática “Conscientização e cuidando da saúde mental, bem como a prevenção ao suicídio”, promovido aos servidores da SESP.

22/09 – Panfletagem na Praça 08 de Abril (em frente ao Chopão), com o Caps II AD ADOLESCER.

23/09 – Matriciamento e panfletagem nas Unidades Básicas de Saúde no território – região norte, voltados aos profissionais da Rede de Atenção à Saúde. Uma iniciativa do  Caps I, do CPA IV.

28/09 – Encontro de promoção da vida e prevenção do suicídio na USF Areão, com orientações, auriculterapia e chá com bolo solidário. Equipe local e acadêmicos de Medicina da UFMT.

 28/09 –Piquenique no Parque das Águas e atividades ao ar livre, com o Caps II.

30/09 – Ação ampliada com as equipes da CTSM/URPICS/ATENÇÃO SECUNDÁRIA/ATENÇÃO BÁSICA no Horto Florestal

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

cinco × três =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes