segunda-feira, 29/04/2024
InícioCidadeSexta-feira, dia 13 de outubro, será ponto facultativo na prefeitura

Sexta-feira, dia 13 de outubro, será ponto facultativo na prefeitura

O prefeito Wilson Santos decretou ponto facultativo nos órgãos da prefeitura de Cuiabá, na próxima sexta-feira, dia 13 de outubro. Mas o dia já está sendo compensado pelos servidores do município, com o acréscimo de uma hora na carga horária de trabalho. No dia 05 de setembro, o prefeito assinou decreto determinado que os pontos facultativos devem ser compensados na semana anterior e durante a semana do feriado.

Este sistema funcionou no feriado de 07 de Setembro (Dia da Independência) e vale também para o feriado de 02 de Novembro (Dia de Finados). Mas os serviços públicos municipais considerados essenciais, como Pronto Socorro e policlínicas, funcionam normalmente tanto no feriado como na próxima sexta-feira.

Por ser ponto facultativo, os efeitos do decreto 4.470/06 – que estabelece a compensação de uma hora/dia de trabalho – recaem apenas sobre a administração pública municipal, estando o comércio, indústria e outros setores da economia e das atividades comuns da cidade funcionando livremente, conforme decisão de seus dirigentes e/ou funcionários.
Nesta quinta-feira, dia 12, o secretário de plantão será um representante da Auditoria e Controle Interno.

FERIADO – Em 12 de Outubro é celebrado o Dia de Nossa Senhora Aparecida, a Padroeira do Brasil. A história de Nossa Senhora Aparecida tem início em meados de 1717, quando os pescadores Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves saíram a procura de peixes no Rio Paraíba, no Vale do Paraíba, em São Paulo. Desceram o rio e nada conseguiram.

Depois de muitas tentativas sem sucesso, João Alves lançou a rede nas águas e apanhou o corpo de uma imagem de Nossa Senhora da Conceição sem a cabeça. Lançou novamente a rede e apanhou a cabeça da mesma imagem. Em seguida, uma abundância de peixes chegou à rede para os três humildes pescadores.

A Santa era de fato uma antiga imagem de Nossa Senhora da Conceição, feita de terra-cota, de cor escura. Para homenageá-la foi construído um singelo oratório-capela, onde hoje está a cidade de Aparecida, no interior do Estado de São Paulo. Neste oratório as pessoas da vizinhança se reuniam para rezar o terço. A devoção foi crescendo no meio do povo e muitas graças foram alcançadas por aqueles que rezavam diante a imagem. A fama dos poderes extraordinários de Nossa Senhora foi se espalhando pelas regiões do Brasil.

Em 1734, foram construídas uma Capela no local, e depois uma igreja maior, onde atualmente está a atual Basílica Velha, em Aparecida (SP). Mais tarde, grandes romarias, belas celebrações e um Congresso Mariano demonstraram o afeto que o país inteiro devotava à Virgem Aparecida. Nas sessões desse congresso o povo apresentou o desejo de que Nossa Senhora Aparecida fosse declarada padroeira do Brasil.

O Papa Pio XI assinou, em 16 de julho de 1930, o decreto em que proclamou Nossa Senhora Aparecida Padroeira da Nação Brasileira. Diz o decreto: “Declaramos e constituímos a Beatíssima Virgem Maria concebida sem mancha, sob o título de Aparecida, Padroeira de todo o Brasil”.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

2 × 3 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes