sexta-feira, 07/06/2024
InícioCidadeTCE sugere rigor na fiscalização para evitar acúmulo ilegal de cargos na...

TCE sugere rigor na fiscalização para evitar acúmulo ilegal de cargos na Seduc e Prefeitura de Várzea Grande

O Tribunal de Contas apreciou mais um caso de acúmulo ilegal de cargos públicos na Prefeitura Municipal de Várzea Grande e Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Na sessão plenária, o Pleno julgou procedente a representação interna que identificou a situação irregular da servidora Edinete Maria Delgado, lotada, simultaneamente, no cargo de Apoio Administrativo Educacional – Elementar (30 h/semanais) na Seduc e no cargo de Merendeira na citada prefeitura (20 h/semanais).

O conselheiro Valter Albano verificou nos autos que a servidora, de fato, ocupou cargos públicos considerados inacumuláveis pela Constituição Federal (CF). Porém, a irregularidade foi cessada após extinção do vínculo na prefeitura, tendo sido cumprido o primeiro objetivo da instituição fiscalizadora, nesses casos, de pôr fim à situação irregular.

O relator considerou a compatibilidade entre a carga horária exercida pela servidora num e noutro vínculo, a qual não foi questionada nos pareceres da equipe técnica do TCE-MT e do Ministério Público de Contas. A possibilidade de restituição ao erário foi afastada, já que não restou comprovada a inexecução de serviços por parte da servidora, considerando-se que as cargas horárias são conciliáveis.

O Tribunal Pleno recomendou aos atuais gestores da Prefeitura de Várzea Grande e da Seduc para que aprimorem seus procedimentos de controle interno, realizando rigorosa fiscalização do cumprimento da carga horária efetuada pelos servidores que acumulam cargos públicos em suas instituições, e verifiquem, inclusive, a legalidade da acumulação, para não causar dano ao erário e evitar acúmulo de cargos que não se enquadrem nas exceções da CF.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

1 + oito =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes