segunda-feira, 29/04/2024
InícioEconomiaTemor com mercado de crédito nos EUA derruba bolsas na Ásia

Temor com mercado de crédito nos EUA derruba bolsas na Ásia

O possível impacto do mercado norte-americano de financiamento imobiliário de alto risco na economia global levou as bolsas de valores da Ásia a uma queda de mais de 4% nesta quarta-feira, 1º, e fez o iene disparar para o patamar mais alto em três meses. A preocupação com uma piora no cenário de crédito levou os investidores a abandonarem ativos mais arriscados, derrubando os mercados.

“A baixa não será confinada ao mercado norte-americano. Estamos começando a ver que terá um impacto sobre outros setores financeiros do mundo”, disse Chung Kyun-sik, diretor de investimentos da Eastar Investment Advisors.

O índice MSCI que mede o movimento dos principais mercados da Ásia sem o Japão despencava mais de 4% e está caminhando para sua pior queda diária desde os ataques de 11 de setembro de 2001.

A turbulência dos mercados impulsionou a moeda e os bônus do Japão, com o iene atingindo pico em três meses de 117,98 contra o dólar, enquanto os futuros dos bônus do governo japonês avançavam para o maior patamar em dois meses.

A bolsa de Tóquio fechou em queda de 2,19%, a 16.870 pontos, menor nível desde meados de março. Na Austrália o mercado recuou 3,3%.

O banco australiano Macquarie Bank despencou 10,67% depois que alertou que investidores de varejo enfrentam perdas de até 25% em dois de seus fundos de bônus de alto rendimento. O alerta aconteceu apenas duas semanas depois que outros dois fundos australianos divulgaram problemas semelhantes.

O nervosismo aumentou depois que um fundo hipotecário dos Estados Unidos sinalizou possível falência e o Bear Stearns suspendeu os resgates de um fundo que investe em ativos arriscados de crédito. Isso elevou as preocupações de que os problemas do mercado de crédito de segunda linha estão se espalhando pela economia.

Na Coréia do Sul, a bolsa de Seul caiu quase 4%, com ações de empresas de tecnologia como Samsung liderando as perdas depois de um tombo de quase 7% nas ações da Apple.

A bolsa de Hong Kong fechou em baixa de 3,15%, em Xangai houve queda de 3,81% e em Taiwan o mercado registrou desvalorização de 4,26%. Cingapura viu perdas de 3,27% e na Tailândia a queda foi de 3,06%.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

doze − 12 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes