quinta-feira, 23/05/2024
InícioEsporteTorcedores terão 147 ônibus para assistir aos jogos na Arena Pantanal

Torcedores terão 147 ônibus para assistir aos jogos na Arena Pantanal

Os torcedores que forem assistir aos quatro jogos da Copa do Mundo na Arena Pantanal, emCuiabá, poderão se deslocar até o estádio por meio de 147 ônibus em 11 linhas especiais de transporte coletivo que serão disponibilizadas pela Secretaria de Transporte da cidade para fazer o trajeto. Os coletivos vão passar pela região central, rodoviária, Arena Cultural, hotéis, bares e restaurantes da cidade. O valor da tarifa será o já cobrado atualmente, de R$ 2,80. E, para ter acesso a esse tipo de transporte, será necessário apresentar o ingresso da partida.

Nos dias dos jogos, haverá restrição de veículos no entorno da Arena Pantanal, podendo circular somente os ônibus que levarão os torcedores e também veículos para situações de emergência, como ambulâncias. Os coletivos serão adesivados para que possam ser identificados e vão parar em duas estações temporárias que serão montadas a 670 metros da Arena. A partir desses locais, os torcedores vão percorrer dois trechos a pé, cada um deles denominado de Fan Walk, localizados na Avenida 8 de Abril. Um ficará no trecho entre as avenidas Senador Metelo e Ranulfo Paes de Barros e, o outro, entre a avenida São Sebastião e a rua Ranulfo Paes de Barros.

As linhas especiais deverão entrar em operação quatro horas antes do início das partidas. Nas primeiras duas horas, deverão passar coletivos a cada 10 ou 15 minutos. Nas duas horas seguintes, a frequência deverá ser a cada 5 minutos. “Os ônibus vão passar em locais de grande aglomeração de pessoas. O objetivo é incentivar a população a ir até o estádio utilizando o transporte público”, disse Rafael Detoni, assessor de mobilidade da Secretaria da Copa do estado (Secopa).

Os horários, entretanto, serão diferentes nas linhas que vão passar pela rodoviária de Cuiabá e pelo Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, na região metropolitana, porque ficarão sujeitos às chegadas das aeronaves e ao incremento dos ônibus que fazem os trajetos intermunicipais e interestaduais. No caso do aeroporto, os coletivos vão circular durante todos os dias das partidas, ficando o término dessa operação sujeito às decolagens dos aviões.

Conforme a Secretaria de Trânsito de Cuiabá, o sistema de integração do transporte coletivo de Cuiabá será mantido e haverá incremento dos pontos de venda e recarga do cartão transporte.

Os jogos serão realizados no próximo mês, nos dias 13 (Chile x Austrália), 17 (Rússia x Coréia do Sul), 21 (Nigéria x Bósnia) e 24 (Japão x Colômbia). Os três primeiros jogos serão às 19h e, o último, às 17h.

Táxis e ônibus fretados

Os torcedores que preferirem ir até o estádio de táxi deverão desembarcar em uma estação no trecho da Avenida Agrícola Paes de Barros entre as avenidas Ipiranga e São Sebastião, a 700 metros da Arena Pantanal. E, depois dos jogos, deverá haver um 'bolsão' de táxis perto da arena, no mesmo local de desembarque dos passageiros.

Os que estiverem nos ônibus fretados vão descer no estacionamento remoto específico para esses veículos, na rua  das Tulipas, no bairro Jardim Cuiabá, e caminhar aproximadamente 1,4 mil metros até a Arena.

Carros

As pessoas que escolherem irem de carro para assistir as partidas poderão deixar os veículos em estacionamentos privados nos campi de duas universidades particulares da capital localizadas na Avenida Beira Rio e rua Barão de Melgaço, e também na rua das Tulipas, no Jardim Cuiabá.

Os estacionamentos das universidades terão linha especial de transporte coletivo, chamada de Park and Ride, que levará os torcedores até a região da Arena Pantanal – porém, será exigida a apresentação do ingresso.

Moradores do entorno

As pessoas que moram no entorno terão restrição de circulação de veículos nas duas horas que antecederem as partidas. Cada unidade habitacional vai receber uma credencial diferente da emitida pela FIFA que será destinada a somente um veículo.

"Então o morador, mesmo após a implantação do bloqueio, na sexta hora antes da partida, tem garantia de ir e vir na zona de restrição. E, na segunda hora até o início da partida haverá sim uma restrição maior. Porque, a partir desse momento, a gente terá uma demanda maior de público espectador. É o período de maior concentração de chegada no estádio. A gente precisa garantir a segurança e o acesso a todo mundo", disse Detoni.

 

 

 

 

 

 

 

Do G1 MT

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

3 × três =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes