segunda-feira, 29/04/2024
InícioMundoUnião Europeia condena "brutais" atentados a hotéis na Indonésia

União Europeia condena “brutais” atentados a hotéis na Indonésia

O alto representante para Política Externa e Segurança Comum da União Europeia, Javier Solana, afirmou, em outra nota, que está “profundamente impressionado” pelos ataques que, de novo, transformaram a Indonésia em “vítima do terrorismo”.

“Condeno firmemente os atentados com bombas em Jacarta, que cobraram a vida de pessoas inocentes e feriram muitas outras”, disse.

Solana ressaltou que os atentados também foram um ataque “ao povo da Indonésia e seu apego à democracia”. “A UE apoia o povo e o governo da Indonésia em sua missão de levar os responsáveis deste covarde ato de terror perante a Justiça”, enfatizou.

Além disso, expressou seus pêsames às famílias dos mortos e desejou uma pronta recuperação aos feridos.

O presidente da Comissão Europeia (órgão executivo da UE), José Manuel Durão Barroso, disse ter ficado “horrorizado” ao saber da notícia dos atentados “contra civis inocentes” –a maior parte deles turistas estrangeiros que visitam os hotéis a negócios.

“Em nome da Comissão Europeia, condeno estes assassinatos nos termos mais fortes possíveis e envio minhas condolências ao Governo, ao povo da Indonésia e aos outros países dos que são originárias as vítimas”, disse.

“Os que cometeram estes crimes atrozes devem ser encontrados e levados à Justiça”, concluiu.

Ataques

Aparentemente coordenados, os ataques ocorreram durante a manhã desta sexta-feira no horário local, um momento de movimentação nos hotéis. As explosões atingiram o restaurante do Marriott e o porão do Ritz-Carlton, que ficam no luxuoso bairro Kinigan e estavam cheios de turistas e empresários estrangeiros, a maior parte deles australianos e europeus.

Um responsável do centro de crise do ministério da Saúde, Rustam Pakaya, revelou que um neozelandês está entre os feridos. Em Seul, as autoridades informaram que um sul-coreano ficou ferido.

O primeiro atingido foi o Marriott, às 7h50 (21h50 de quinta-feira em Brasília). O hotel ficou com sua fachada parcialmente destruída. Testemunhas afirmam ter ouvido uma forte explosão que destruiu vidros de janelas em um raio de dezenas de metros.

“Algumas janelas do prédio do Ritz-Carlton foram estilhaçadas, principalmente na parte de baixo. Estou olhando para ele do meu escritório”, disse Myra Junor, que trabalha em um prédio vizinho. “Houve uma explosão e o prédio balançou”, afirmou o turista Don Hammer, que estava hospedado no Marriott.

Segundo relatos, a segunda explosão ocorreu minutos depois e destruiu parte da fechada do hotel Ritz Carlton, onde o time de futebol do Manchester United se hospedaria neste sábado antes de um jogo amistoso contra uma equipe local.

Nos dois hotéis houve cenas de pânico e desespero, com hóspedes e funcionários ensanguentados e sobreviventes gritando por socorro. Os dois locais foram completamente interditados e a polícia ainda procurava por sobreviventes ou mais vítimas na tarde desta sexta (hora local).

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

7 − quatro =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes