domingo, 28/04/2024
InícioBrasilUsuário não poderá mais ser preso se nova lei antidrogas for sancionada

Usuário não poderá mais ser preso se nova lei antidrogas for sancionada

O Senado aprovou a nova lei antidrogas, que determina que ninguém mais pode ser preso por consumo de entorpecente. O usuário será submetido a penas alternativas como advertência, prestação de serviços à comunidade e comparecimento a programas educativos. Caso se recuse, aí sim poderá ser detido, por um período de seis meses a dois anos. Já os traficantes terão penas mais pesadas.

O Senado deve encaminhar o projeto até semana que vem ao Palácio do Planalto, para apreciação do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A lei atual está em vigor há 20 anos.

O usuário irá diretamente para o Juizado Especial Criminal, onde o juiz vai determinar se a droga destina-se ao consumo pessoal – levando em conta a quantidade, o local, as condições em que se desenvolveu a ação, circunstâncias pessoais e sociais, além de antecedentes.

A pena mínima do traficante vai passar de três para cinco anos de prisão e a máxima, de doze para quinze. Ele ainda terá de cumprir toda a pena em regime fechado, a não ser quando ganhar direito a liberdade condicional. E o valor das multas ficará maior. Também estão previstas políticas públicas para estimular a reinserção social de usuários e dependentes.

De acordo com o Secretário nacional antidrogas, Paulo Roberto Uchôa, o governo federal concorda plenamente com as mudanças. “Somos extremamente solidários, porque trabalhamos junto com vários relatores dessa lei”.

Com a nova lei, União, estados e municípios poderão conceder benefícios fiscais às instituições que desenvolverem programas de reinserção no mercado de trabalho. Além disso, as instituições de saúde e assistência social sem fins lucrativos poderão receber recursos do Funad (Fundo Nacional Antidrogas).

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

3 × 4 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes