domingo, 09/06/2024
InícioSaúdeVacina contra Covid-19 pode aumentar os seios?

Vacina contra Covid-19 pode aumentar os seios?

Mulheres relataram aumento do volume mamário após a imunização

Com a vacinação avançada em alguns países e no Brasil, várias questões foram levantadas sobre os efeitos colaterais do imunizante. Das reações mais leves às mais graves, relatos de uma possível consequência da vacinação chamaram a atenção em todo o mundo.

Uma usuária do TikTok postou um vídeo em que  relata ter passado a usar sutiãs maiores, após tomar a vacina contra a Covid-19. Várias mulheres se identificaram com o fenômeno. Tanto, que o vídeo atingiu quase dois milhões de visualizações.

Foi a jovem britânica Elle Marshall que divulgou a mudança em sua numeração de sutiã, depois de tomar a vacina. Elle conta que teve que usar sutiãs com bojo dois números acima do que usava antes. E atribuiu isto à vacina da Pfizer.

O MonitoR7 consultou o Dr. Edward Carilho, ginecologista de uma clínica paulistana, que explicou melhor o que acontece. Primeiro, toda mulher sofre uma variação cíclica de sensação de volume mamário durante o ciclo menstrual. Soma-se a isso a reação imunológica que toda vacina causa no corpo humano. Não apenas a de Covid-19, nem somente a da Pfizer. Ocorre um processo inflamatório enquanto o organismo monta suas defesas, instigado pela vacinação. Então, toda vez que  é detectada uma infecção, o sistema linfático é acionado, produzindo células de defesa. 

Ao tomar a vacina, as células de defesa de Elle foram acionadas, causando o aumento dos gânglios linfáticos, também conhecido como íngua. As axilas têm muitos destes gânglios linfáticos. Isso faz com que a mama seja projetada para frente, dando a sensação de estar maior.

Entretanto, o fenômeno não ocorre com todas as mulheres. “Cerca de 10% das mulheres que receberam a vacina têm gânglios linfáticos inchados nas axilas.”, disse Steinar Madsen, especialista da Agência Norueguesa de Medicamentos. Na Noruega foi registrado outro caso de uma “tiktoker” que ficou famosa pelo mesmo motivo .

Os especialistas alertam ainda que mesmo nas poucas mulheres em que o fenômeno acontece, ele é temporário. E, o mais importante, não traz nenhum risco à saúde.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

seis + quinze =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes