segunda-feira, 13/05/2024
InícioAgronegócioAgricultores familiares podem renegociar dívidas do Crédito Fundiário até 28 de março

Agricultores familiares podem renegociar dívidas do Crédito Fundiário até 28 de março

 

O deputado Ezequiel Fonseca (PP), mobiliza todos os agricultores familiares do Estado que estão inadimplentes com o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) para renegociem suas dívidas até o 28 de março de 2013. Último prazo estipulado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) com juros reduzidos e reais condições de pagamento.
 
De acordo com o deputado, a quitação da dívida possibilita ao pequeno produtor a aquisição de novas linhas de crédito. “É de extrema importância a renegociação da dívida, além de o produtor não perder a terra, ele ficará adimplente e poderá ser beneficiado com novos créditos como moradia rural, financiamentos de custeio e de investimentos na propriedade, além de voltar a produzir e consequentemente gerar renda no campo”, explicou.
 
Segundo ele, em Mato Grosso cerca de cinco mil famílias fizeram o crédito, no entanto 70% delas ainda não conseguiram pagar a dívida. “O trabalhador rural do Estado passa por grandes dificuldades porque luta, trabalha e muitas vezes não consegue quitar sua dívida. A portaria do MDA vem de encontro com as reais dificuldades dos produtores que enfrentam grandes dificuldades, dando a eles uma nova oportunidade, estamos fortalecendo e sensibilizando a todos para essa adesão”.
 
Uma resolução dava o prazo para pagamento até o dia 30 de setembro de 2012. No entanto uma nova resolução foi aprovada através do MDA, baixando os juros e prorrogando o prazo março de 2013.
 
O Crédito Fundiário é um programa do governo federal e executado pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento e o Instituto Emater que prevê o repasse de recursos para compra de terra até o limite de R$ 80 mil por família. O financiamento beneficia as famílias em situação de extrema pobreza no meio rural até aquelas com renda anual até R$ 15 mil e patrimônio até 30 mil, sendo que todos os beneficiários devem ter no mínimo cinco anos de experiência em atividade agropecuária.
 
 
 
 
Adielle Piovezan
Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

dezoito − um =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes