quinta-feira, 16/05/2024
InícioMundoApós tratamento e em meio à pressão, Chávez volta à Venezuela

Após tratamento e em meio à pressão, Chávez volta à Venezuela

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, voltou ao país nesta segunda-feira após receber tratamento contra câncer Cuba, onde estava desde o dia 8 de junho, e em meio à pressão da oposição para que deixasse o cargo. Chávez passou por cirurgia para retirar um tumor cancerígeno na região pélvica.

A TV estatal venezuelana exibiu um vídeo de Chávez deixando Havana e descendo do avião, por volta das 2h no horário local (3h30 de Brasília) no aeroporto de Maiquetia, nos arredores da capital, Caracas. “Estou bem, estou feliz”, afirmou o líder ao desembarcar. “Foi um pouso perfeito”.

O líder brincou dizendo que Fidel e Raúl Castro quase subiram no avião com ele. “Estamos na mesma pátria, estar em Havana ou em Caracas é a mesma pátria grande”, afirmou.

O vídeo mostrou Chávez sendo recebido por seu vice-presidente, Elias Jaua, e pelo irmão mais velho, Adan. Os dois receberam abraços do líder venezuelano assim que ele deixou o avião.

As imagens foram exibidas por volta das 7h (8h30 de Brasília) desta segunda-feira. Pouco depois, a TV estatal também exibiu uma entrevista com Chávez, feita por telefone. O líder, que estava tomando café da manhã, afirmou: “Estou devorando tudo”.

Também em entrevista por telefone ao canal estatal, o vice-presidente venezuelano disse que Chávez deve participar de um encontro com a população às 17h. De acordo com Elia Jaua, o líder passará o dia descansando para o evento com o povo “que lhe deu tanto ânimo”. No domingo, milhares de partidários tomaram as ruas do centro da capital em demonstração de apoio.

Chávez anunciou que tinha passado por uma cirurgia na região pélvica na noite de quinta-feira.

O líder relatou que Fidel lhe deu a notícia do diagnóstico de câncer e apresentou um “plano”, com variáveis, riscos e consequências. “Ele disse: Chávez, aqui não há outra saída (…), tem que fazer (a operação)”, afirmou.

Desde então, o governo venezuelano deu início a uma forte operação para tentar demonstrar normalidade.

Veículos estatais de Cuba e Venezuela divulgaram fotos e vídeos de Chávez quase diariamente, e autoridades fizeram pronunciamentos dizendo que o líder continuava no comando e mantinha plano de se candidatar à reeleição em 2012.

Mas a oposição seguiu pressionando para que o presidente venezuelano abandonasse formalmente a Presidência, sob argumento que ele não poderia governar a partir de Havana.

Com AP e BBC

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

dezenove − dezoito =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes