domingo, 28/04/2024
InícioMundoBloqueio de comunicações em Gaza cria ‘risco de acobertar atrocidades’, apontam entidades

Bloqueio de comunicações em Gaza cria ‘risco de acobertar atrocidades’, apontam entidades

NetBlock, um serviço de monitoramento do acesso à internet, revelou um “colapso da conectividade na Faixa de Gaza” nesta sexta-feira, 27

bloqueio quase total às telecomunicações em Gaza cria o perigo de acobertar “atrocidades maciças”, advertiu, nesta sexta-feira, 27, a organização Human Rights Watch (HRW), enquanto Israel bombardeia incessantemente o território palestino. “Este bloqueio informacional cria o risco de acobertar atrocidades maciças e contribuir para a impunidade de violações dos direitos humanos”, disse Deborah Brown, pesquisadora da HRW sobre tecnologia e direitos humanos, em comunicado. Por sua vez, a Anistia Internacional (AI) assegurou ter perdido contato com seu pessoal em Gaza. “Este corte das comunicações significa que será ainda mais difícil obter informações e provas essenciais sobre as violações de direitos humanos e os crimes de guerra cometidos contra civis palestinos em Gaza e ouvir diretamente aqueles que sofreram as violações”, apontou a AI. O NetBlock, um serviço de monitoramento do acesso à internet, revelou um “colapso da conectividade na Faixa de Gaza”. Segundo a agência da ONU (Organização das Nações Unidas) para assuntos humanitários, OCHA, várias entidades das Nações Unidas perderam contato com suas equipes em Gaza.

As operações humanitárias e os hospitais “não podem continuar sem comunicação”, alertou Lynn Hastings, coordenadora da OCHA, em nota. O Crescente Vermelho palestino também anunciou no X (antigo Twitter) que “perdeu contato com seu centro operacional e todas as equipes na Faixa de Gaza, devido ao corte das comunicações sem fio, de telefonia celular e internet pelas autoridades israelenses”. “As perturbações afetam o número da central de emergências 101 e dificultam o atendimento das ambulâncias aos feridos” em meio aos ataques, acrescentou o Crescente Vermelho, que se mostrou “profundamente preocupado” com a capacidade de seus médicos continuarem oferecendo assistência e pela segurança de seu pessoal.

*Com informações da AFP-JovemPan

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

um × quatro =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes