quarta-feira, 15/05/2024
InícioCidadeBonilha defende união de governos para cumprir metas da Fifa

Bonilha defende união de governos para cumprir metas da Fifa

A visita da comitiva de autoridades mato-grossenses à África do Sul, País sede da Copa do Mundo de 2010 foi considerada de extrema importância pelo secretário para Assuntos da Copa de Cuiabá, o economista Agripino Bonilha Filho. “A visita foi muito conveniente e deixou clara a sensação de que quanto mais segmentos forem à África do Sul para entender como se prepara uma cidade para a Copa, mais Cuiabá será beneficiada. Uma visita técnica, de trabalho, que nos deu importantes exemplos para deixar Cuiabá apta a receber os jogos do Campeonato Mundial de Futebol da Federação Internacional de Futebol Associados (Fifa)”, analisou.

Na visão do secretário, a classe política do estado terá que unir esforços para que o projeto de Cuiabá não sofra desgaste. “Na África do Sul houve atraso nas obras de todos os estádios das dez cidades sede da Copa, pois os governos estaduais e municiais não superaram suas divergências políticas. Nós não podemos cometer o mesmo erro. É preciso haver entrosamento entre Governo do Estado e Prefeitura de Cuiabá. A Secretaria Extraordinária para Assuntos da Copa tem justamente essa finalidade, dar sintonia entre as ações dos dois governos, fornecendo todas as informações da cidade ao Governo do Estado”, explicou Agripino.

Bonilha informou que das exigências da Fifa, dois pontos são indispensáveis: saneamento e saúde. Nas cidades de Joanesburgo e Pretória, visitadas pela comitiva, esses problemas já foram ou estão em fase final de serem sanados. “O que pude perceber é que na África do Sul essas exigências estão sendo cumpridas. Todas as cidades têm o seu esgoto devidamente tratado. Na área de saúde, além dos centros de atendimento médico dentro dos centros de treinamento e estádios, é preciso uma forte estrutura hospitalar. Cuiabá, inevitavelmente, além do Hospital e Pronto Socorro Municipal (HPSMC), vai precisar de mais um grande hospital, com profissionais altamente capacitados”, disse.

O secretário para Assuntos da Copa avisa que todos esses problemas terão que ser superados, e o Governo Federal terá papel fundamental nesse processo. “Tudo isso terá que ser superado em Cuiabá. O presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva assinou um termo de compromisso com a Fifa garantindo que esses problemas não existirão nas cidades escolhidas, de modo que os recursos terão que vir”, assinalou.

O Governo da África do Sul está investindo pesado para que todas as exigências da Fifa sejam atendidas. De acordo com Bonilha, são mais de US$ 100 milhões destinados às cidades sede. “É um investimento exclusivo do Governo Federal daquele País, que também criou um sistema muito interessante de monitoramento de informações à Fifa. Existe um Comitê Central que é nutrido de informações pelos Comitês Municipais. Dessa forma, o Governo Federal envia semanalmente informações sobre o andamento das obras à Fifa”, observou.

Turismo – Dentre suas principais impressões, Bonilha afirmou que o turismo é sem dúvida a área que mais será beneficiada com a Copa, na África. “A visão que nos foi passada é que os 52 segmentos do turismo serão os principais beneficiados. Naquele país já existe uma grande preparação para a Copa nesse sentido.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

dezenove − seis =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes