segunda-feira, 13/05/2024
InícioMundoBush recebe rainha britânica com gafe na Casa Branca

Bush recebe rainha britânica com gafe na Casa Branca

Em seu discurso inicial de recepção à rainha britânica Elizabeth 2ª, o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, provocou risos na Casa Branca ao cometer uma pequena gafe. Ele disse que a rainha já havia jantado com dez presidentes americanos através dos anos e ajudou os EUA “a celebrarem seu bicentenário em 1700… em 1976”. Nesse momento, depois de sugerir que a rainha já estava presente no século 18–e rapidamente se corrigir–, Bush fez uma pausa e olhou para Elizabeth 2ª, para avaliar sua reação.
A rainha não demonstrou irritação. “Ela me lançou um olhar que só uma mãe lança a uma criança”, disse Bush com um sorriso.

Para além da gafe, o presidente americano escolheu focar seus comentários no discurso na aliança que os EUA e o Reino Unido têm no combate ao terrorismo e nos conflitos do Iraque e do Afeganistão.

“Nosso trabalho tem sido duro”, disse o presidente. “Os frutos são difíceis de serem vistos pela maioria. Mas nosso trabalho continua a ser o caminho mais seguro para a paz. Eu aprecio a liderança de Sua Majestade durante esses tempos de perigo e decisão”, completou.

Elizabeth 2ª não mencionou as guerras, mas preferiu dizer que esta visita é a oportunidade para os dois países aproveitarem a amizade que os une e desfrutarem de momentos de relaxamento.

Visita oficial

No penúltimo dia de uma visita de seis dias aos Estados Unidos –a primeira em 16 anos– a rainha Elizabeth 2ª foi recebida nesta segunda-feira por Bush, na Casa Branca em meio a milhares de convidados que se juntaram na entrada do local em busca de um vislumbre da representante máxima da realeza britânica.

Bush e sua mulher, Laura, recepcionaram a rainha do lado de fora da Sala Diplomática quando ela e seu marido, o príncipe Philip, chegaram em uma limusine. Os dois casais se cumprimentaram rapidamente antes de realizarem a cerimônia de boas-vindas.

A cerimônia incluiu um desfile de oficiais em vestimentas regimentais. A banda da Força Aérea dos Estados Unidos liderou uma grande procissão militar no local.

Em homenagem à rainha, Bush concordou em ser o anfitrião do primeiro jantar de traje a rigor de sua Presidência, que será animado pela presença do violinista Itzhak Perlman. É o evento mais formal que a Casa Branca pode oferecer, e não aconteceria se não fossem os esforços da primeira-dama e da secretária de Estado dos EUA, Condoleezza Rice, que convenceram Bush a abandonar sua tradicional informalidade.

“Nós tivemos que convencê-lo a optar pelo jantar com traje a rigor”, confirmou Laura Bush. A Casa Branca informou que 7.000 pessoas foram convidadas para a cerimônia de recepção à rainha. Entre elas, há delegações americanas e britânicas, funcionários da Embaixada do Reino Unido nos EUA, convidados dos jantares de Estado, membros do Congresso e do gabinete presidencial, estudantes e outros.

Agenda

Na noite desta segunda, 134 convidados retornarão em trajes formais para o jantar de Estado. “Estamos muito excitados para receber Sua Majestade”, disse a primeira-dama na manhã de hoje ao programa de TV “Good Morning America”, do canal americano ABC. Nesta terça-feira, a rainha e Laura Bush farão um tour pelo Children”s National Medical Center (Centro Médico Infantil Nacional). Elizabeth 2ª também planeja plantar uma árvore na casa do embaixador britânico nos EUA, além de visitar o centro de vôo espacial Goddard, da Nasa, e o Memorial da Segunda Guerra Mundial.

Na noite desta terça-feira, está planejado um jantar com o casal Bush na embaixada britânica, e em seguida a rainha retornará a Londres.

A visita da rainha começou no Estado da Virgínia, onde ela fez uma homenagem às vítimas do massacre no campus universitário da Virginia Tech. No dia 16 de abril, um estudante matou 32 pessoas no campus antes de se suicidar, no que foi o pior massacre em uma universidade americana na história.

Ela também visitou Jamestown, um local histórico onde, em 1607, se instalaram 104 colonos ingleses, 13 anos antes de os peregrinos do Mayflower desembarcarem em Plymouth, Massachusetts (nordeste). Em 2007 Jamestown comemora os 400 anos do primeiro assentamento inglês permanente nas Américas. A monarca, 81, participou há 50 anos das comemorações dos 350 anos de Jamestown.

No sábado (5), a rainha, apreciadora de corridas de cavalos e que até hoje pratica equitação, assistiu em Louisville ao Derby de Kentucky, uma das mais famosas corridas de cavalo dos Estados Unidos.

Sua última visita ao país foi há 16 anos, em 1991. A visita oficial de Elizabeth 2ª, que durará um total de seis dias, começou na última quinta-feira (3).

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

quinze − oito =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes