segunda-feira, 13/05/2024
InícioCidadeCAENGE lança primeira obra sustentável do Centro-Oeste

CAENGE lança primeira obra sustentável do Centro-Oeste

A CAENGE S.A. Construção, Administração e Engenharia entrega, nesta semana, a primeira obra do Centro-Oeste reconhecida como sustentável pelo Green Building Council, já que atendeu aos critérios para a certificação LEED (Liderança em Projetos Ambientais e Energéticos).

Trata-se do edifício do Fórum do Meio Ambiente e da Fazenda Publica do Distrito Federal. Entre outros requisitos, o edifício é considerado sustentável por ter concepção e design inovadores, projetados pela Zanettini Arquitetura, que aproveita ao máximo a iluminação natural e a ventilação cruzada em todos os ambientes, possibilitando economia de energia, por meio da redução do uso de iluminação artificial e de ar-condicionado. Outro fator importante foi a locação do edifício no terreno, que permitiu que fosse retirado o mínimo de vegetação nativa para o início das obras e possibilitou que o edifício, após concluído, seja totalmente integrado com a paisagem do entorno.

Durante a construção do edifício, os engenheiros da CAENGE se preocuparam em racionalizar os sistemas construtivos, o que possibilitou a redução de desperdícios e impactos na vizinhança. “Ao todo, foram aplicados 20% de materiais reciclados na obra e 40% de materiais regionais, produzidos em um raio de 800 km de distância da obra. Também utilizamos a gestão sustentável de resíduos durante a execução da obra, garantindo que 75% dos resíduos gerados fossem reaproveitados ou reciclados”, destaca Marco Aurélio B. G, engenheiro civil da CAENGE Ambiental.

O Fórum do Meio Ambiente e da Fazenda Pública do Distrito Federal ainda possui cobertura ajardinada, o que reduz a carga térmica do edifício e a captação de águas pluviais; estação compacta de tratamento de efluentes, possibilitando o reuso de águas pluviais e cinzas para fins não potáveis, como descarga, lavagem de pisos e irrigação de jardins; e uso de metais e sanitários que permitem economia no consumo de água. Além disso, toda a madeira utilizada nas paredes divisórias é comprovadamente proveniente de reflorestamento. As tintas, mantas e colas empregadas foram testadas em laboratórios independentes, obedecendo as normas técnicas mais restritivas de liberação de Compostos Orgânicos Voláteis (COV´s).

“Nosso desafio não foi só viabilizar a máxima redução dos impactos ambientais na fase de construção, mas também possibilitar que ganhos efetivos fossem alcançados durante o uso futuro do edifício, seja por meio da maior eficiência energética do edifício e seus sistemas, seja pelo conforto ambiental em ambientes internos, o que permitirá que os usuários tenham um melhor desempenho em suas atividades cotidianas. Com o know how adquirido durante a execução desta importante obra, a CAENGE inaugura uma nova fase para os seus empreendimentos futuros”, afirma Marco Aurélio, diretor da CAENGE Ambiental.

Sobre a Caenge S.A – Construção, Administração e Engenharia – Fundada em Brasília em dezembro de 1979, a CAENGE s.a. – Construção, Administração e Engenharia é resultado da idealização do engenheiro civil Cássio Aurélio Branco Gonçalves, que já foi presidente da Fibra e do Sebrae/DF, vivências que lhe abriram horizontes. Partindo da execução de obras de infra-estrutura e de edificações públicas e privadas, a empresa expandiu-se e conquistou reconhecimento também como incorporadora imobiliária, tendo ultimamente ampliado a sua presença em São Paulo, Rio de Janeiro e Paraíba. Em 1999 fundou a subsidiária CAENGE Ambiental, que desenvolve e implementa projetos de engenharia ambiental, mais especificamente nos setores de gerenciamento de resíduos sólidos urbanos, recuperação de áreas degradadas e de demolição e construção sustentáveis. Maiores informações disponíveis pelo site: www.caenge.com.br.

Fonte sugerida: Marco Aurélio B. G, engenheiro civil da CAENGE Ambiental.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

15 + três =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes