sábado, 27/04/2024
InícioSaúde Calor elevado no Mato Grosso: confira dicas para evitar problemas de saúde...

 Calor elevado no Mato Grosso: confira dicas para evitar problemas de saúde em dias mais quentes

Especialista ressalta cuidados e ações para não sofrer com o calor intenso durante o dia

Com uma nova onda de calor atingindo diversas regiões do Mato Grosso, é muito importante ter consciência sobre quais cuidados relacionados à saúde devem ser adequados durante essa época. Cuiabá, por exemplo, deverá registrar o dia mais quente do ano com 42°C, sendo a capital mais quente do Brasil, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).


De acordo com o professor do curso de Enfermagem da Faculdade Anhanguera, Paulo Eduardo Bastos, é fundamental que a população esteja ciente desses riscos e adote medidas de precaução para garantir seu bem-estar. “É essencial adotar medidas preventivas, como hidratação adequada, proteção solar, busca de ambientes frescos e vestuário adequado. Não devemos subestimar os efeitos adversos do calor e, ao adotar essas precauções, cuidaremos de nossa saúde e minimizando os riscos associados a esse clima. A exposição prolongada a altas temperaturas pode levar a uma série de problemas de saúde, incluindo insolação e a desidratação”, comenta o docente.


Abaixo, o professor listou algumas ações que podem ser realizadas no dia a dia para evitar problemas originados pelas altas temperaturas:


Hidratação constante: Beber água regularmente é essencial para prevenir a desidratação. Mantenha-se hidratado ao longo do dia, mesmo se não sentir sede. Evite bebidas alcoólicas e com muita cafeína, pois podem contribuir para a desidratação.


Proteção solar: Use protetor solar com fator de proteção solar (FPS) adequado e aplique-o generosamente em todas as áreas expostas da pele. Reaplique a cada duas horas, principalmente após suar excessivamente.


Roupas adequadas: Opte por roupas leves, soltas e feitas de tecidos respiráveis, que permitam a evaporação do suor e a ventilação adequada. Evite roupas apertadas e tecidos sintéticos, pois eles podem reter o calor e aumentar a temperatura corporal.


Alimentação saudável: Prefira refeições leves e frescas, como frutas, legumes e alimentos ricos em água. Esses alimentos ajudam a manter a hidratação e fornecem nutrientes essenciais. Evite alimentos pesados, gordurosos e de difícil digestão.


“Precisamos estar atentos aos sintomas de desidratação, como sede intensa, boca seca, urina escura, tontura, fadiga, fraqueza e confusão mental. Caso apresente esses sinais, procure um local fresco, beba água e, se os sintomas persistirem, busque atendimento médico”, finaliza o especialista.


Sobre a Anhanguera 
Fundada em 1994, a Anhanguera oferece educação de qualidade e conteúdo compatível com as necessidades do mercado de trabalho por meio de seus cursos de graduação, pós-graduação, cursos Livres, preparatórios, com destaque para o Intensivo OAB (Ordem dos Advogados do Brasil); profissionalizantes, nas mais diversas áreas de atuação; EJA (Educação de Jovens e Adultos) e técnicos, presenciais ou a distância, visando o conceito lifelong learning, no qual proporciona acesso à educação em todas as fases da jornada do aluno. São mais de 15 mil profissionais e professores entre especialistas, mestre e doutores.

Além disso, a instituição presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola, na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas. A Anhanguera tem em seu DNA a preocupação em compartilhar conhecimentos com toda a sociedade a fim de impactar positivamente as comunidades ao entorno das instituições de ensino. Para isso, conta com o envolvimento de seus alunos e colaboradores a partir de competências alinhadas às práticas de aprendizagem e que contribuem para o desenvolvimento do País.

Com grande penetração no Brasil, a Anhanguera está presente em todas as regiões com 106 unidades próprias e 1.398 polos em todos os estados brasileiros.  

Acesse o site e o blog para mais informações.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

4 × três =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes