segunda-feira, 13/05/2024
InícioPolíticaCampanha na AL atinge 135 novos cadastros

Campanha na AL atinge 135 novos cadastros

Por meio do Programa QualiVida, coordenado pelo Planejamento Estratégico e executado pela Secretaria de Recursos Humanos, a Assembléia Legislativa realizou ontem (03), a Campanha de Doação de Medula Óssea. O projeto contou com a parceria do Hemocentro de Mato Grosso e superou as expetativas ao cadastrar 135 candidatos à doação da medula óssea. O resultado positivo foi alcançado graças ao empenho dos colaboradores da Casa. Para fazer o cadastro cada doador precisou apenas coletar uma pequena amostra de sangue e informar os dados pessoais que ficarão à disposição do Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome).

O coordenador do Planejamento Estratégico, Abílio Camilo Fernandes Neto, destacou que a campanha foi extremamente positiva. “Esperávamos atingir cerca de 50 pessoas. No entanto, 135 se prontificaram a se cadastrar para doar a medula óssea. Isso demonstra a solidariedade dos funcionários da Assembléia Legislativa. Também queremos que a população tome conhecimento de que a responsabilidade desta Casa não é apenas fazer leis e fiscalizar os atos do Poder Executivo, pois mantemos compromisso com programas sociais”.

O coordenador destacou que este foi mais um projeto de responsabilidade social lançado pelo Programa QualiVida. “Por meio dessa ação conseguimos doadores e, ao mesmo tempo, tivemos a oportunidade de prestar esclarecimentos sobre o processo desse tipo de doação, haja vista que algumas pessoas ainda têm preconceito”.

A gerente do Programa QualiVida, Rosemira da Costa explanou que o programa desenvolve ações que visam melhorar a qualidade de vida dos servidores além do alcance social que essa campanha representa. “Começamos a analisar essa atividade depois de realizarmos a Campanha de Doação de Sangue, são projetos que se complementam, beneficiam os servidores e toda a sociedade”.

De acordo com a assistente social da equipe do Hemocentro Mato-grosso, Cristina Fernandes, a doação na AL foi um sucesso. “Os funcionários foram solidários, alguns insistiam para fazer a doação mas excediam a idade, que deve ser entre 18 e 55 anos. O trabalho nesta Casa serviu de exemplo. No decorrer do dia, recebemos a visita de cinco instituições que fecharam parceria com nossa equipe”.

Cristina Fernandes explicou que por meio desse trabalho itinerante as pessoas passarão a se conscientizar mais sobre a importância de ser um doador. As chances de encontrar uma medula compatível no Brasil é de uma em 100 mil. No entanto, esse índice aumenta em 25% se o doador for um membro da família.

O candidato a doador pode se cadastrar no Instituto Nacional de Câncer (INCA), em seguida a doação segue para o Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome). A atualização dos dados pode ser feita pelo email: redome@inca.gov.br ou pelo telefone 21.3970-4100. A campanha mostra a importância do ato de doar a medula óssea, que é a matriz do sangue, ela contém células mãe (células tronco) que dão origem aos glóbulos brancos e plaquetas.

TRANSPLANTE – Os pacientes que necessitam de transplante são os portadores de doenças que comprometem a produção de sangue pela medula, como a Leucemia e Aplasias de Medula Óssea e crianças com algumas doenças genéticas. O ato de doar é seguro, não dói e as células se refazem rapidamente.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

18 + onze =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes