domingo, 28/04/2024
InícioPolíciaClamor dos bombeiros

Clamor dos bombeiros

A história do Corpo de Bombeiros no Brasil começou a ser construída no ano de 1851. Naquela época, ao primeiro sinal de perigo, o badalar dos sinos alertava homens, mulheres e crianças que ficavam em fila e, do poço mais próximo, passavam baldes de mão em mão, até chegarem ao local que estivesse em chamas. Foi quando ocorreu um incêndio de grandes proporções na Rua do Rosário, na cidade do Rio de Janeiro. O fogo só foi extinto com a utilização de uma bomba manual emprestada pelo imigrante francês Marcelino Gerard. Impressionado com a eficiência do equipamento, o brigadeiro Machado de Oliveira apresentou na Assembléia Provincial um projeto de lei para regular o trabalho de prevenção de incêndios.

No dia 2 de julho de 1856, o imperador D. Pedro II assinou o Decreto Imperial nº 1.775, que regulamentava, pela primeira vez no Brasil, o serviço de extinção de incêndio. Hoje para oficializar a importância do bombeiro, existe um decreto presidencial assinado em 1954 determinando que o dia dois de julho seja dedicado a homenagear esses profissionais engajados no propósito de bem servir a comunidade. Em 2006, a corporação completou 150 anos de fundação e de bons serviços prestados à população brasileira.

Hoje, Pedro II é o patrono do Corpo de Bombeiros no Brasil. O imperador nasceu no dia dois de dezembro de 1825 e, anualmente, as corporações em todo o País realizam na data de seu nascimento uma solenidade militar alusiva ao Dia do Patrono.

Esta história do bombeiro brasileiro, que começou no século 19, revela os principais ingredientes na vida de um verdadeiro herói. Sacrifício, coragem, determinação, ousadia, heroísmo, solidariedade, eficiência e vontade de ajudar o próximo, mesmo arriscando sua própria vida em situações perigosas, são virtudes que pautam o desempenho profissional dos bombeiros no Brasil. Ao longo de sua história é registrada uma imensa prestação de serviços à sociedade por parte de profissionais que sempre honraram seu juramento de “salvar ou morrer”.

Atualmente, a moderna tecnologia somada àquelas virtudes, ao trabalho muitas vezes anônimo, porém simplesmente imprescindível do bombeiro, continuam a escrever páginas recheadas de belos exemplos de dedicação, eficiência e profissionalismo do Corpo de Bombeiros.

A idéia de associar a atuação do bombeiro apenas ao combate a incêndios já está longe da realidade porque, acompanhando a evolução do tempo, o desenvolvimento do Estado e da sociedade, o Corpo de Bombeiros vem ampliando o leque de suas atividades operacionais e institucionais e está ligado integralmente ao cotidiano das cidades. Entre suas missões, o bombeiro resgata vítimas em acidentes de qualquer gênero; fornece treinamento a aspirantes a bombeiros em cursos internos, externos e palestras em empresas. Além disso, é essencial nas praias, como salva-vidas e observadores do mar. Bombeiros também analisam a segurança de projetos e fazem vistorias de obras. E ainda realizam busca e salvamento em matas e florestas, auxiliam na captura de animais, monitoram e auxiliam na derrubada legal de árvores e muito mais!

Na maioria dos estados brasileiros, o Corpo de Bombeiros está vinculado à Policia Militar como é o caso de São Paulo. No Rio de Janeiro, a corporação está inserida na estrutura da Secretaria de Defesa Civil.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

19 − 15 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes