sábado, 27/04/2024
InícioCidadeCobrança para cadastramento no auxílio emergencial será investigada pela OAB-MT

Cobrança para cadastramento no auxílio emergencial será investigada pela OAB-MT

A Corregedoria Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil recomendou a todas as seccionais que investiguem se profissionais da advocacia estão praticando captação ilícita de clientela e cobrando honorários para a inclusão de pessoas no Sistema de Auxílio Emergencial do Governo Federal.

Pessoas que têm direito a receber o auxílio de R$ 600 reais precisam fazer o cadastro no sistema, de forma simples, para receber o benefício, o que pode ser feito por qualquer um. É importante que o beneficiário se atente às medidas de segurança em relação aos seus dados pessoais.

“Presume-se que aquelas pessoas que buscam o cadastro possuem condição socioeconômica que gera necessidade de receber o auxílio emergencial justamente pelo fato de suas rendas serem baixas ou estarem prejudicadas em virtude da pandemia da Covid-19, de modo que não é eticamente aceitável que advogados e advogadas cobrem valores dessas pessoas para promover uma simples inscrição no site ou no aplicativo, pois o momento exige de todos nós solidariedade”, destacou o corregedor nacional da OAB, Ary Raghiant Neto.

A Lei 8.906/94 tipifica como infração disciplinar “angariar ou captar causas, com ou sem a intervenção de terceiros”.

Em Mato Grosso, o sistema OAB-MT, em algumas localidades, apoia voluntariamente, de forma totalmente gratuita, o cadastramento de beneficiários no auxílio emergencial.

Aqueles que sejam abordados por profissionais da advocacia que desejem efetuar cobrança para a inclusão no cadastro podem denunciar na subseção da OAB mais próxima, pelos telefones disponíveis no site da OAB-MT ou diretamente ao Tribunal de Ética e Disciplina (TED) pelo e-mail ted.mt@oabmt.org.br.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

5 + 2 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes