segunda-feira, 13/05/2024
InícioPolíticaComissão de Educação debate o IDEB com diretores

Comissão de Educação debate o IDEB com diretores

A Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto, se reuniu extraordinariamente para debater o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) nas escolas de Mato Grosso. Para a reunião foram convidadas diretoras de quatro escolas de Mato Grosso, são elas, Elvira Aparecida Xavier Ribeiro (Escola Estadual Marcelina de Campos – Cuiabá), Irmã Lucimar Ribeiro (Escola Estadual Souza Bandeira – Cuiabá), Ivete de Queiróz Porto (Escola Municipal Marilce Benedita de Arruda – Várzea Grande), Marionise Alves Lima (Escola Estadual Filinto Muller – Barra do Garças), a secretária Estadual de Educação de Barra do Garças, Fátima Aparecida da Silva Rezende e a secretária Adjunta de Políticas Educacionais da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), Rosa Neide Sandes de Almeida.

Durante a reunião, cada diretora mostrou a realidade de suas respectivas escolas e, também os trabalhos que estão sendo desenvolvidos para o melhoramento da educação no Estado. “Já realizamos inúmeras palestras e debates sobre o Plano Estadual de Educação (PEE) e, estamos fazendo ainda uma reavaliação de planos e metas com diversos temas discutidos com profissionais experientes, que serão incluídos no Plano”, explicou o presidente da Comissão, deputado Humberto Bosaipo (DEM).

Na opinião de Fátima Rezende, Mato Grosso precisa melhorar muito na educação, e a secretária de educação de Barra do Garças, destacou que o Estado está caminhando para este perfil. “O município (Barra) já atingiu o que estava previsto na meta, estabelecemos várias parcerias com o Estado e Governo Federal e o resultado foi a realização de um planejamento estratégico, com ampliação da jornada de trabalho”, justificou Fátima, comentando que o encontro contou com várias atividades culturais.

Outro ponto destacado por ela é na questão da valorização do profissional da educação. Fátima citou como exemplo, o investimento e princípios adotados pela própria Secretaria de Barra do Garças implantou. “Ampliamos o atendimento na educação infantil e a evasão escolar e a reprovação diminuíram sensivelmente”, lembrou ela.

Na avaliação da diretora Elvira Aparecida Xavier, é possível investir em educação, desde que o trabalho seja coletivo. “Nossa escola (Marcelina de Campos) enfrenta problemas de violência com gangues, mas estamos revertendo esse quadro através da conscientização dos próprios alunos. Nosso índice (IDEB) foi relevante com 5,2, mas pretendemos melhorar com o trabalho da equipe”, prevê Elvira, que durante a sua explanação cobrou da Seduc merenda escolar para o período noturno.

Também foi abordado o trabalho desempenhado com o alto estima dos alunos da Escola Estadual Souza Bandeira. A coordenadora do estabelecimento, Zilda Aparecida de Souza Ruling afirmou que uma equipe desempenha essa função há algum tempo na Escola e os resultados tem agradado a direção. “Temos que valorizar o ser humano, estimulando a desenvolver o seu conhecimento”, ressalta ela.

Após ouvir cada uma das diretoras, a secretária adjunta da Seduc falou que as contribuições das professoras são fundamentais para o Estado ter uma educação de qualidade. “Para algumas situações, temos alternativas para melhorar o ensino, mas posso garantir que o papel de líder de gestão a frente das escolas é importante, e isso ficou comprovado durante as palestras”, detalhou Rosa Almeida.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

dezesseis − quatro =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes