quinta-feira, 06/06/2024
InícioPolíticaComissão no Senado destaca solicitação da AMM aos Ministérios da Saúde e...

Comissão no Senado destaca solicitação da AMM aos Ministérios da Saúde e de Defesa em relação a médicos e forças armadas

O pedido foi feito ao ministro Walter Braga Netto e ao Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Brigadeiro Raul Botelho.

Durante a sessão no Senado ocorrida nesta segunda-feira (12), o presidente da comissão temporária da Covid-19, senador Confúcio Moura (MDB-RO), apresentou dois ofícios encaminhados pela AMM, na última semana. O documento também foi endereçado ao relator da comissão, senador Wellington Fagundes (PL-MT).  

O primeiro ofício, solicita ao Ministério da Saúde a autorização para que os municípios contratem, de forma excepcional, médicos brasileiros ou estrangeiros formados em outros países e que não fizeram o Revalida, considerando que mais de 16 mil formados, estão proibidos de exercer as funções no território nacional.

Conforme o presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios, Neurilan Fraga, o  objetivo é garantir atendimento aos pacientes contaminados e evitar ainda mais óbitos neste momento crítico em que não se encontram médicos para serem contratados pelas prefeituras.  

“A solicitação ao Ministério da Saúde , se deve as dificuldades dos gestores, com a contratação dos profissionais desta área, principalmente nos municípios de pequeno e médio porte, que estão distantes dos grandes centros urbanos”, justificou.

Fraga enalteceu a iniciativa do senador, Confúcio Moura, em destacar a AMM com as solicitações essenciais neste momento, em que Brasil  contabiliza quase 14 milhões de infectados e mais de 337 mil óbitos pela covid-19, uma situação que pode se agravar ainda mais, considerando o colapso no sistema de saúde.

Ao Ministério da Saúde, a instituição municipalista também solicitou o exame de Revalida e a capacitação dos profissionais formados, a exemplo do que já ocorreu com os médicos cubanos, que prestaram bons serviços nos municípios brasileiros,  através do programa Mais Médicos.

O presidente da AMM ressalta que enquanto não tiver uma vacinação em massa da população, é preciso tomar outras medidas que ajudem na diminuição do número de contaminados, e de óbitos, com a redução da taxa de ocupação dos leitos clínicos e de UTIs.O segundo ofício apresentado pelo senador Confúcio Moura, se refere ao encaminhamento da AMM ao Ministério da Defesa, solicitando a presença de membros das Forças Armadas para auxiliar os municípios neste momento de emergência em saúde. O pedido foi feito ao ministro Walter Braga Netto e ao Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Brigadeiro Raul Botelho. “A meta é garantir a fiscalização do cumprimento das medidas de controle estabelecidas pelos decretos e a efetiva operacionalização das vacinas nos municípios”, disse. Os gestores municipais também enfrentam muitos desafios no cumprimento do plano de vacinação, lembrando que nem todos os municípios conseguiram vacinar a população, seguindo as etapas previstas, devido ao número de doses disponibilizadas.  

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

4 × cinco =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes