domingo, 28/04/2024
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DNIT apresenta obras de melhoramento em trechos urbanos de rodovias

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) realizou, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, audiência pública para debater os processos licitatórios de três BR’s que passam pela Grande Cuiabá.

Com cinco grandes lotes de projetos que
melhorarão, diretamente, a trafegabilidade das avenidas da FEB, Miguel Sutil e Fernando Correa da Costa, essa exposição antecede a abertura dos processos licitatórios para a adequação da capacidade e segurança nos trechos urbanos
das rodovias BR-070 e BR 163/364. Ao todo, serão necessários investimentos da ordem de R$ 364 milhões em 22 projetos que serão executados em parceria com a Agecopa.

“Graças ao empenho do ex-governador de Mato Grosso, Blairo Maggi, todo o recurso necessário para a realização de importantes benfeitorias à
mobilidade urbana já está disponível. É importante destacar que a maior parte desse montante foi conseguida junto às entidades do agronegócio (Ampa, Aprosoja e Famato)”, explica o presidente do DNIT, Luiz Antônio Pagot.
Segundo ele, o edital de licitação deve ser publicado na segunda quinzena de julho, estando todo o processo licitatório concluído em, até, 120 dias.

“Queremos que as obras sejam começadas entre os meses de dezembro (2010) e janeiro (2011). Esperamos que todas estejam prontas no prazo de dois anos”.

Para o vice-prefeito e secretário de infraestrutura de Várzea Grande, Sebastião Gonçalves (Tião da Zaeli), as medidas são de grande importância não só para a Copa do Mundo de 2014, mas para o futuro da cidade. “Várzea
Grande está com suas principais vias, principalmente a Avenida da FEB, saturadas. Precisamos melhorar as vias existentes e proporcionar novas rotas aos condutores e sabemos que, a prefeitura sozinha, não dispõe de recursos suficientes para realizar as grandes obras e mobilidade urbana que a cidade
tanto precisa e merece”.

Sobre as últimas notícias veiculadas na mídia local que mostram a contrariedade do prefeito, Murilo Domingos, quanto a possíveis
desapropriações na região da Estrada da Guarita – que será duplicada pela Agecopa para a Copa do Mundo -, Tião da Zaeli assegurou que não existe por parte da prefeitura qualquer objeção. “Queremos que tudo seja feito de forma
legal e dentro das reais necessidades da obra”. Segundo dados da Agecopa, o governo do estado possui em seus cofres a quantia de R$ 40 milhões para o pagamento de desapropriações que forem necessárias em Cuiabá e Várzea Grande.

De acordo com as perspectiva apresentadas na audiência pública por empresas de engenharia, Várzea Grande sofrerá modificações em sua paisagem urbana com a construção, por exemplo, de um viaduto interligando a Avenida da FEB ao
bairro Dom Orlando Chaves, no Cristo Rei. Este projeto está contido no lote 03 que tem obras de mobilidade previstas entre o trecho que vai da Rodovia Mário Andreazza à Avenida 31 de março (entre as avenidas da FEB e Ulisses
Pompeo de Campos).

Além da criação de uma terceira pista e adequação das rotatórias já existentes nas proximidades dos bairros Verdão, Santa Isabel e Coophamil, em Cuiabá, o projeto de engenharia prevê a construção de uma trincheira na
Avenida da FEB, facilitando o tráfego dos condutores que seguem rumo ao aeroporto. O valor estimado dessa obra de infraestrutura é de R$ 67 milhões.

Melhorias no trecho entre a Avenida Miguel Sutil, na altura do bairro Jardim
Leblon, e a Rodovia Mário Andreazza estão contidas em outro lote de obras. Com uma extensão de 3,9 quilômetros, tem viadutos e trincheiras no seu projeto de execução, sendo necessários para isso, investimentos da ordem de
R$ 134 milhões.

Participaram da audiência pública no auditório Milton Figueiredo, na Assembléia Legislativa de Mato Grosso, representantes da Agecopa e dos poderes Executivo e Legislativo de Várzea Grande e Cuiabá.

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Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
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