terça-feira, 14/05/2024
InícioSaúdeEm Várzea Grande saúde da Família prepara população para Dia Mundial de...

Em Várzea Grande saúde da Família prepara população para Dia Mundial de Combate à Tuberculose

As 16 equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) de Várzea Grande iniciam, na próxima semana, uma ofensiva contra a tuberculose. Os trabalhos serão realizados de 19 a 23 deste mês e precedem o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, comemorado no dia 24.

Durante a semana municipal de enfrentamento à doença, as equipes estarão visitando as comunidades de suas áreas de abrangência e enfatizando sintomas e cuidados em relação à tuberculose. Um cronograma de palestras nas escolas está sendo finalizado nesta semana pela Secretaria Municipal de Saúde. Alunos também serão alvo das orientações desses profissionais.

Independentemente das visitas do PSF nesta semana, a gerente do programa de Combate à Tuberculose, Lizete Maria da Rosa, informa que todas as unidades de saúde do município estão preparadas para orientar os pacientes e a diagnosticar a doença. Além das equipes do PSF – compostas por médicos, enfermeiros, técnicos e agentes – a saúde local conta com 11 unidades de saúde básica, um Centro de Especialidades Médicas (Postão) e o Pronto Socorro.

ALERTA – Apesar de toda a atenção dada a esta doença contagiosa, o município está com índices abaixo dos fixados pelo Ministério da Saúde. “Infelizmente, o tratamento depende do paciente. A tolerância do Ministério para o percentual de abandono é de 5%. Em 2006, contabilizamos índice de 6,4%. Com relação à cura, atingimos 80,7%, enquanto o exigido é de no mínimo 85%”. No ano passado, 138 novos casos foram notificados na cidade.

Lizete frisa que a doença tem cura e que o tratamento de seis meses não pode ser interrompido. “Geralmente, já no segundo mês há uma melhora significativa do paciente e justamente por isso, muitos se consideram curados e abandonam os outros quatros meses que restam de terapia”.

“Vamos trabalhar durante esta semana e no dia 24, a importância da manutenção do tratamento. Dos 138 casos notificados, 55% deles foram da doença na forma pulmonar, ou seja, de rápida transmissão. Então, sem o tratamento completo, o doente corre o risco de contaminar outras pessoas”, alerta a gerente do programa. A tuberculose é transmitida de pessoa para pessoa, pela tosse e espirro.

TUBERCULOSE – Causada pelo bacilo de Koch, a doença se manifesta de maneira mais comum por meio de febre, tosse persistente, cansaço, perda de apetite e emagrecimento. Lizete explica ainda que a doença pode atingir outras partes do corpo, como pele, rins e as meninges. “O diagnóstico precoce continua sendo a medida mais eficaz ao combate”.

A gerente lembra que as pessoas que apresentam tosse com expectoração (catarro) há mais de três semanas devem procurar atendimento médico. Na suspeita de contaminação, um exame de escarro será solicitado para confirmar a doença. “O tratamento, desde os exames até os remédios, é oferecido de forma gratuita na rede pública municipal”, frisa Lizete.

PREVENÇÃO – Para evitar o contágio é importante que a pessoa tenha tomado a primeira dose da vacina BCG ao nascer e revacinado em idade escolar. A boa alimentação e a manutenção de ambientes limpos e arejados inibem a disseminação do microorganismo (bacilo). Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3688-3652, com Lizete.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

20 − 19 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes