segunda-feira, 29/04/2024
InícioSaúdeEntidades médicas brasileiras anunciam que a partir de agora não é necessário...

Entidades médicas brasileiras anunciam que a partir de agora não é necessário ficar sem comer antes de fazer os exames de colesterol

Vai acabar aquela velha rotina de passar a noite em jejum, madrugar no laborat&oacuterio de an&aacutelise cl&iacutenica e esperar uma hora para ser atendido enquanto tenta-se esquecer a fome. Um consenso entre quatro entidades m&eacutedicas brasileiras que ser&aacute divulgado na segunda-feira 5 recomendar&aacute o fim do jejum antes da realiza&ccedil&atildeo de exames para medir os n&iacuteveis de colesterol e de triglic&eacuterides. &Eacute muito mais pr&aacutetico e facilitar&aacute a vida para os pacientes, afirma a cardiologista Tania Martinez, conselheira para Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia, uma das institui&ccedil&otildees participantes. As outras s&atildeo as sociedades de Patologia Cl&iacutenica/Medicina Laboratorial e An&aacutelises Cl&iacutenicas, a de Endocrinologia e Metabologia e a Associa&ccedil&atildeo Brasileira de Medicina Diagn&oacutestica.

Tend&ecircncia mundial

A nova orienta&ccedil&atildeo segue a conduta adotada h&aacute algum tempo por entidades europeias e americanas depois de diversos estudos demonstrarem que ficar ou n&atildeo sem comer n&atildeo implicava diferen&ccedilas significativas nos resultados. Um deles, feito no Canad&aacute com mais de duzentas mil pessoas, revelou varia&ccedil&otildees de menos de 2% nas taxas de HDL (o bom colesterol) independentemente de jejum e de menos de 10% nas concentra&ccedil&otildees de HDL (colesterol ruim). E n&atildeo importa se o paciente ingeriu frutas e legumes ou batata frita+hamb&uacuterguer. Simplesmente n&atildeo faz diferen&ccedila.

Jejuar horas antes de se submeter aos exames n&atildeo &eacute mais obrigat&oacuterio na Dinamarca e na Inglaterra, por exemplo, e recentemente tornou-se consenso oficial da Sociedade Europeia de Aterosclerose. Nossa experi&ecircncia mostra que &eacute muito mais simples para pacientes, m&eacutedicos e laborat&oacuterios, disse &agrave ISTO&Eacute o m&eacutedico dinamarqu&ecircs Borge Nodestgaard, da Universidade de Copenhague.

O especialista &eacute um dos principais defensores da medida e a considera aplic&aacutevel a qualquer caso. H&aacute uma parcela de m&eacutedicos, no entanto, que aponta exce&ccedil&atildeo quando o paciente apresenta concentra&ccedil&atildeo muito elevada de triglic&eacuterides (outro tipo de gordura usualmente medida) sem jejum. No Brasil, um novo teste ser&aacute indicado quando o n&iacutevel desta gordura superar os 440 mg/dL. Desta vez, cumprindo jejum.

As entidades nacionais far&atildeo a partir de agora um esfor&ccedilo para divulgar as orienta&ccedil&otildees nas publica&ccedil&otildees especializadas dirigidas aos m&eacutedicos. Eles v&atildeo precisar receber muita informa&ccedil&atildeo, e repetidamente, explica Tania Martinez. Na Europa, inicialmente houve certa resist&ecircncia por parte dos profissionais de sa&uacutede e desconhecimento entre os pacientes, mas ambos os obst&aacuteculos foram superados.

Ficar sem comer &ndash oito horas antes &ndash continua valendo para a medi&ccedil&atildeo da taxa de a&ccedil&uacutecar. O resultado do exame &eacute crit&eacuterio para diagn&oacutestico de diabetes. Mas o teste que deve ser feito a cada tr&ecircs meses para acompanhamento da doen&ccedila, o da hemoglobina glicada, dispensa jejum anterior.

SEM DIFEREN&CcedilA

Um estudo canadense com mais de 200 mil pessoas mostrou:

&gt&nbspOs n&iacuteveis m&eacutedios de HDL (bom colesterol) e o colesterol total variavam menos de 2% independentemente de a pessoa ter comido uma hora antes do exame ou jejuado antes por oito horas

&gt&nbspA taxa de LDL (colesterol ruim) teve varia&ccedil&atildeo de menos de 10% e a de triglic&eacuterides, menos do que 20%

&nbsp

&nbsp

&nbsp

&nbsp

&nbsp

&nbsp

&nbsp

&nbsp

Isto&Eacute

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

três × 2 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes