quinta-feira, 16/05/2024
InícioArtigosEntre poeiras e escombros, a Cidade Maravilhosa acorda com mais uma tragédia

Entre poeiras e escombros, a Cidade Maravilhosa acorda com mais uma tragédia

Difícil de acreditar, mas a sensação de insegurança no Rio de Janeiro não nos cabe somente pela violência. Chega a ser desumana as condições precárias em que o cidadão carioca tem que se submeter. Nosso dia a dia é com engarrafamentos, péssimos transportes públicos para chegar ao local de trabalho sem a segurança de que sairemos de lá vivo.

Quando fui trabalhar na quarta-feira, 27 de janeiro, na Avenida 13 de Maio, jamais poderia imaginar o que estava prestes a acontecer. Três prédios desabaram. Da vista da minha sala tem a bela imagem do Teatro Municipal, agora no meio dos escombros e poeira.

A explosão do restaurante Filé Carioca já tinha ocorrido bem próxima, há um quilômetro, mas até então, parecia algo improvável de voltar a acontecer. Nosso campo minado continuava sendo os bueiros e, às vezes, esbarrávamos com a interdição de algum ali mesmo nos arredores do Largo da Carioca e da Cinelândia.

Vai ser difícil voltar a trabalhar e ver todo o cenário de tragédia em pleno Centro Histórico do Rio de Janeiro. Logo ali, os turistas conhecem bem a região pelos Arcos da Lapa ou é um ponto de encontro político a cem metros da Câmara dos Vereadores.

No rumo da Copa e das Olimpíadas, o Rio de Janeiro aposta nas Unidades Pacificadoras, mas ainda tem muitos outros problemas para resolver. Nossa pequena extensão territorial e nossa população de 16 milhões no Estado é um agravante para tornar os problemas mais drásticos.

Nesses cinco anos que morei em Cuiabá, comparo os dois estados com a certeza de que Mato Grosso tem de tudo para resolver os problemas com mais tranquilidade. Mato Grosso é extremamente produtivo, com espaço físico e uma densidade demográfica baixa. Tem de tudo para ser o primeiro em qualidade de vida. A pobreza de Mato Grosso não é tão densa quando comparada aos moradores da favela da Rocinha.

Vale em ano de eleições municipais que nós cidadãos do Rio de Janeiro ou de Mato Grosso tenhamos a real intenção de que podemos melhorar para realmente termos cidades maravilhosas.

· Thaís Raeli é jornalista do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal no Estado do Rio de Janeiro (Sintrasef) e do Sindicato dos Servidores Públicos Federais de Mato Grosso (Sindsep-MT)

Thaís Raeli Mussauer
Jornalista
Tel.: (21) 8058-3771
www.jornalistha.com.br

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

um × um =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes