quarta-feira, 15/05/2024
InícioMundoEstados Unidos confirmam primeiro caso de varíola do macaco em 2022

Estados Unidos confirmam primeiro caso de varíola do macaco em 2022

Sintomas da doença incluem febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, calafrios e exaustão; no ano passado, foram dois casos registrados no país, sendo um no Texas e outro em Maryland 

Autoridades sanitárias dos Estados Unidos confirmaram a identificação do primeiro caso de varíola do macaco detectado em 2022. Segundo comunicado do departamento de saúde do estado de Massachusetts, o infectado foi um homem adulto que viajou recentemente para o Canadá. O departamento realizou testes iniciais com o infectado na última terça-feira, 17, e o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC) confirmou a doença. Os sintomas da varíola do macaco são semelhantes aos da varíola já erradicada: febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, calafrios e exaustão. Além disso, muitas vezes há inchaço nas glândulas e uma erupção cutânea, que começa no rosto e se espalha para outras partes do corpo, principalmente mãos e pés.  Em 2021, os estados do Texas e Maryland relataram um caso cada um deles, em situações que os pacientes haviam viajado para a Nigéria, na África Ocidental, onde esta doença viral é endêmica.

Na terça-feira, a Organização Mundial da Saúde anunciou nesta terça-feira (17) que vai esclarecer, com a ajuda do Reino Unido, os recentes casos de varíola do macaco. Desde 6 de maio, foram confirmados sete casos da doença no país, quatro deles em pessoas que se identificaram como “homossexuais, bissexuais ou homens que têm relações sexuais com outros homens”, informou a agência britânica de segurança sanitária (UKHSA). “Estamos vendo transmissões entre homens que têm relações sexuais com homens”, ao qual é “uma nova informação que devemos estudar adequadamente para compreender melhor a dinâmica” do contágio, disse Ibrahima Socé Fall, diretor-geral adjunto da OMS para intervenções de emergência. A varíola de macacos é transmitida pelo contato com uma pessoa infectada ou seus fluidos corporais, incluindo saliva. No entanto, de acordo com a UKHSA, o vírus não se espalha “facilmente” entre as pessoas.

*Com EFE e AFP

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

10 + 12 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes