segunda-feira, 13/05/2024
InícioMundoEUA e UE devem impor sanções à Rússia após votação

EUA e UE devem impor sanções à Rússia após votação

Fogos de artifício explodiram e bandeiras da Rússia ondularam acima de multidões em júbilo depois que os residentes na estratégica Península da Crimeia aprovaram de lavada a secessão da Ucrânia e a anexação pela Rússia em um referendo neste domingo. Os EUA e a União Europeia caracterizam a votação de ilegal, e há expectativas de que adotem mais sanções contra a Rússia.

Boca de urna: Mais de 90% apoiam anexação da Crimeia pela Rússia

Reuters

Duas mulheres seguram bandeira em que se lê: 'Crimeia está com a Rússia' em Simferopol

Sábado: Rússia veta resolução da ONU contra referendo na Crimeia

O novo governo em Kiev classificou o referendo de um "circo" conduzido pela mira de uma arma por Moscou – referindo-se aos milhares de soldados russos posicionados agora na península do Mar Negro depois de tomarem seu controle há duas semanas.

Mas depois que as urnas fecharam neste domingo, multidões da população de etnia russa na capital da Crimeia, Simferopol, encheram a praça central gritando de felicidade pela perspectiva de mais uma vez fazer parte da Rússia.

Após reunião de 6 horas: EUA e Rússia fracassam em chegar a acordo sobre Crimeia

Na cédula de votação, os eleitores foram questionados se queriam que a Crimeia fizesse parte da Rússia. Uma segunda questão perguntava se a Ucrânia deveria retornar para seu status sob a Constituição de 1992, que daria à região uma autonomia muito maior. Não havia uma opção para aqueles que gostariam de manter inalterada a atual situação constitucional.

Depois da apuração de 50% dos votos, Mikhail Malishev, chefe da comissão do referendo, disse que mais de 95% dos eleitores aprovaram a separação da Ucrânia para que a área seja anexada à Rússia.

 

 
 

Mulher celebra com bandeira russa resultados preliminares de referendo em Simferopol, Crimeia (16/3). Foto: Reuters
1/11

 

Ataque: 'Hackers' derrubam sites da Otan em meio à tensão na Crimeia

Há expectativa de que a Rússia enfrente fortes sanções na segunda-feira dos EUA e a Europa por causa da votação, que poderia também encorajar um ascendente sentimento pró-Rússia no leste da Ucrânia e levar a mais divisões no país de 46 milhões de habitantes. Os residentes no oeste da Ucrânia e na capital, Kiev, são fortemente pró-Ocidente e nacionalistas.

O Parlamento da Crimeia se reúne na segunda para formalmente pedir a Moscou a anexação da região, e legisladores da penínsual e viajarão à Rússia no fim do dia para negociações, disse o primeiro-ministro pró-Rússia da Crimeia no Twitter.

Análise: Referendo traz perspectiva real de escalada militar na Ucrânia

Em Moscou, o presidente da Câmara baixa do Parlamento, Sergei Naryshkin, sugeriu que a anexação à Rússia era algo já acertado.

A população de etnia russa da Crimeia corresponde a 58,5% da população da região, e havia a expectativa de que muitos deles optassem pela anexação pela Rússia. Há 1,5 milhão de eleitores com direito a voto na península.

 

 

 

*Com APIG

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

5 × quatro =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes