segunda-feira, 13/05/2024
InícioCidadeGoverno de MT continua com tratamento desumano a fiscais do Indea;...

Governo de MT continua com tratamento desumano a fiscais do Indea; Servidores estão trabalhando e dormindo em container

Mesmo após diversas denúncias feitas pelo Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal (Sintap/MT), que representa os servidores do Indea e Intermat, o caos e péssimas condições de trabalho a que estão submetidos os fiscais que atuam no posto de fiscalização em Guarantã do Norte continuam.
 
A presidente do sindicato, Rosimeire Ritter, juntamente com o diretor geral, Vânio Brandalise, viajaram cerca de 1300 km da capital do Estado até a cidade em novembro de 2019, para conferir in loco as condições de trabalho relatadas pelos servidores, as quais até hoje continuam iguais.
“As condições são totalmente inadequadas, insalubres e desumanas. Com o calor que tem feito em Mato Grosso, insuportável para quem esta em um ambiente normal, agora, imagine em uma estrutura de lata, que é o contêiner, com cozinha sem isolamento térmico, fazer comida no local tem que começar bem cedo, senão ninguém suporta. Essa situação vem se arrastando desde que foi implantado o posto na cidade, há muitos anos. A promessa inicial era de que seria provisório, até a estrutura de alvenaria ficar pronta, porém, até hoje nada foi feito e os servidores continuam tendo que suportar essa situação”, indignada, relatou Rosimeire.
Conforme a presidente, o município de Guarantã do Norte faz divisa com o estado do Pará, sendo um ponto estratégico para o controle da entrada de animais e produtos de origem animal e vegetal, tornando necessário o fortalecimento da vigilância sanitária. “Mesmo diante da importância do trabalho desses servidores, o Estado não tem o mínimo de piedade, de compaixão com esse pessoal que fica em um calor infernal. Isso é de ficar revoltada, pois todos sabem as altas temperaturas que fazem em nosso Estado”, disse a presidente, relatando ainda que os contêineres dispõem de ares-condicionados, porém, os aparelhos não funcionam, “Aliás, os servidores já custearam, do próprio bolso, o conserto dos aparelhos várias vezes, em razão da autarquia não o fazer”.
De acordo ainda com informações levantadas pelo Sintap/MT, o Estado não foi capaz nem ao menos de instalar os containers, os quais foram fornecidos pela Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat), tendo em vista, de que à época era uma determinação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para que fosse aberto um posto de fiscalização sanitária na região, exigência para que Mato Grosso pudesse integrar o grupo que buscaria o reconhecimento de área livre de peste suína clássica junto à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).
O Sintap/MT já oficializou, requisitou em reuniões junto a várias autoridades uma solução definitiva do problema, mas até o momento nada foi feito. 
“Vamos cobrar mais uma vez para que a direção do Indea tenha piedade e tome providências urgentes para garantir o direito fundamental dos servidores ao ambiente de trabalho saudável, já que o Superior Tribunal de Justiça, no julgamento do HC nº. 142.513/ES relatou que contêiner não é adequado para nenhuma situação, nem ao menos para acomodar presos, imagine trabalhadores, então, por favor, tomem providências para essa situação que já passou dos limites”, solicitou Rosimeire, reforçando que continuará cobrando uma solução urgente para essa situação.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

5 + doze =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes