segunda-feira, 13/05/2024
InícioSaúdeHospitais Santa Helena, Santa Casa de Misericórdia e Hospital Geral Universitário (HGU)...

Hospitais Santa Helena, Santa Casa de Misericórdia e Hospital Geral Universitário (HGU) podem parar suas atividades em UTis

A presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de Mato Grosso (Fehos), Maria Elizabeth Alves, afirma que algumas unidades hospitalares de Cuiabá, devem paralisar os serviços de atendimento de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a partir desta quinta-feira (22), caso o repasse do Governo do Estado não seja feito até quarta-feira (21).

De acordo com ela, a paralisação do atendimento nos hospitais Santa Helena, Santa Casa de Misericórdia e Hospital Geral Universitário (HGU), em Cuiabá, estava prevista para ter início nesta segunda-feira (19), mas após reunião com a Secretaria de Estado de Saúde (SES) na última sexta-feira (16), foi acordado que eles esperariam mais 48 horas para receber o pagamento.

Nesta reunião, que contou com a participação dos diretores dos hospitais HGU, Santa Helena e Santa Casa, foi solicitado ao Governo do Estado, que novas portarias sejam baixadas para determinar os prazos e pagamentos.

Segundo a Federação, a situação se complicou ainda mais após a publicação das portarias, que reduziram o valor diário do pagamento dos leitos de R$ 1,5 mil para R$ 1,2 mil e aumentou o prazo para os pagamentos que antes eram feitos no mês subsequente e agora podem demorar até 90 dias.

Os hospitais garantem que o atendimento nas UTIs deve ser paralisado caso as negociações não avancem.

Outro lado

Por meio de nota, a SES alega que o Estado banca quase dois terços do valor da diária de UTI, que é a maior parte dos custos, e o restante é custeado pelo Ministério da Saúde. No caso de unidades não habilitadas, o Estado paga o valor total.

A SES afirma que não há nenhum valor pendente de pagamento em relação ao custeio das UTIs dos hospitais filantrópicos, tanto de Cuiabá quanto de Rondonópolis. “Os valores foram repassados aos Fundos Municipais de Saúde de Cuiabá e de Rondonópolis, que fazem o pagamento pelos serviços contratados junto aos hospitais filantrópicos”, diz trecho da nota.

A reportagem falou com a assessoria da Prefeitura de Cuiabá e o atual secretário Municipal de Saúde (SMS), Huark Douglas Correa, disse que ainda não definiu a data para realizar os repasses, pois uma nova reunião ocorre nesta quarta-feira (21) com a SES e Fehos para que sejam tomadas as decisões.

 

 

 

 

Com RepórterMT

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

6 − quatro =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes