quarta-feira, 15/05/2024
InícioSaúdeHUJM é premiado por trabalho que amplia diagnóstico de infecção em trabalhadores...

HUJM é premiado por trabalho que amplia diagnóstico de infecção em trabalhadores rurais 

Acadêmico de medicina da UFMT participou de projeto que busca um novo antígenopara ser utilizado em exames sorológicos ofertados pelo SUS para pacientes com paracoccidioidomicose, micose grave endêmica no estado de Mato Grosso e outros estados brasileiros.

O Hospital Universitário Júlio Muller, da Universidade Federal de Mato Grosso (HUJM-UFMT) foi premiado no 1º ciclo de Iniciação Científica da rede Ebserh, com o trabalho “Seleção de um novo antígeno de Paracoccidioides spp. para diagnóstico da paracoccidioidomicose na rede pública de saúde – SUS”, através da participação do acadêmico de medicina Leonardo Ribeiro Della Barba, sob a orientação da Profa. Dra. Rosane Hahn, atual chefe do Setor de Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica do HUJM.  

A paracoccidioidomicose é uma infecção provocada pelo fungo Paracoccidioides spp, o qual pode ser encontrado no solo, e que pode afetar diversos sítios anatômicos, especialmente pulmões, boca, garganta, pele e gânglios linfáticos, acometendo principalmente trabalhadores rurais, garimpeiros e operadores de máquinas agrícolas. 

Este projeto tem financiamento do Ministério da Saúde e reúne seis instituições (Unifesp, USP, Fiocruz-RJ, IAL (Instituto Adolfo Lutz – SP), UnB e HUJM/UFMT), sendo, portanto, caracterizado como multicêntrico. 

A premiação evidencia o avanço da qualidade dos projetos desenvolvidos no HUJM, assim como o estabelecimento de parcerias com instituições de referência no cenário nacional. 

“Consagramos assim, o avanço do Setor de Gestão da Pesquisa e Inovação no HUJM em Saúde, com a ampliação do Laboratório de Pesquisa Clínica, consolidação do centro de Pesquisa Clínica, desenvolvimento de projetos multicêntricos, tais como o projeto premiado, no qual esteve vinculado o bolsista PIC que representou o HUJM, acadêmico do curso de medicina da UFMT Leonardo Ribeiro Della Barba”, afirma a Profa. Dra. Rosane Hahn. 

Programa de Iniciação Científica (PIC) 

O Programa de Iniciação Científica (PIC/Ebserh), realizado em parceria com o CNPq, concede bolsas de Iniciação Científica (IC) para alunos de cursos de graduação desenvolverem atividades de pesquisa científica em Hospitais Universitários Federais da Rede Ebserh, colocando-os em contato com a pesquisa na área da saúde e visando proporcionar aprendizagem de técnicas e métodos científicos. O programa foi instituído por meio da Portaria-SEI nº 64, de 27 de outubro de 2022, publicada no Boletim de Serviço nº 1438, de terça-feira, 21 de novembro de 2022. 

Esta foi uma iniciativa importante, pois a partir da implementação do PIC, estudantes de graduação dos cursos da área da saúde foram contemplados com bolsas de Iniciação Científica, estimulando-os a estar inseridos e participar de projetos de pesquisa realizados nos HU’s da rede Ebserh. 

Em seu 1º ciclo, iniciado em maio de 2022, o programa distribuiu 304 bolsas de iniciação científica. O evento de premiação marcou o encerramento desse ciclo com a apresentação dos três trabalhos selecionados por um comitê da sede Ebserh. Representou uma amostra da qualidade da produção dessa primeira turma de bolsistas e do sucesso do programa em cumprir seu objetivo de contribuir na formação de recursos humanos para a pesquisa, promovendo o acesso e a integração do estudante à cultura científica. 

A DEPI (diretoria de Ensino, Pesquisa e Inovação), da Ebserh, solicitou a cada HU a indicação do primeiro lugar dentre os bolsistas contemplados. Dos 41 HU’s que compõe a rede, foram selecionados os primeiros lugares através de comitê interno constituído por pesquisadores vinculados aos Programas de Pós-graduação do próprio HU, ou universidade associada. Dos 41 trabalhos selecionados, a Ebserh premiou os três primeiros lugares. 

O evento contou com as presenças do presidente da Ebserh  Dr Arthur Chioro e presidente do CNPq atual, Dr Ricardo Galvão. 

Nesta etapa final, o HUJM ficou colocado em segundo lugar, com o trabalho do acadêmico de Medicina Leonardo Ribeiro Della Barba. A Profa. Rosane Hahn é referência nacional e internacional na área do estudo de fungos patogênicos de importância médica, e pesquisadora dos programas de Pós-Graduação da faculdade de Medicina da UFMT e do HUJM-Ebserh. 

Esta colocação evidencia a qualidade de projetos desenvolvidos no Hospital Universitário Júlio Muller, considerado referência no desenvolvimento de pesquisas no estado de Mato Grosso. 

ASSESSORIA

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

quatro + treze =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes