segunda-feira, 13/05/2024
InícioCidadeJUVAM REARBORIZA CUIABÁ

JUVAM REARBORIZA CUIABÁ

As penas de crimes ambientais praticados em Cuiabá estão sendo convertidas em doações de mudas de árvores nativas, terra preta, adubo e grades de proteção. E na manhã desta sexta-feira (25/05), às 10 horas, a Avenida Miguel Sutil ganhará mais cinqüenta árvores nativas que já foram doadas por meio da atuação do Juizado Volante Ambiental – JUVAM.

O projeto Rearborização é uma parceria do JUVAM com a Prefeitura Municipal de Cuiabá e Ministério Público e prevê o plantio de um total de 1900 pequenas árvores nas duas principais avenidas da capital mato-grossense. De acordo com o conciliador do Juizado, Alexandre Corbelino, serão plantadas 900 mudas na Miguel Sutil e 1000 na Avenida Dante de Oliveira (antiga Avenida dos Trabalhadores) até o final do projeto.

O juiz titular do JUVAM, José Zuquim Nogueira, decidiu transformar as multas e sanções de crimes ambientais, em penas alternativas para conscientizar a sociedade em relação aos cuidados com o meio ambiente. Há uma grande preocupação com a arborização em Cuiabá, que está perdendo sua característica de “Cidade Verde”.

Algumas infrações como poluição sonora, maus tratos a animais, corte ilegal de árvores e transporte ilegal de madeira são registrados pelo JUVAM. Ao invés de determinar um valor em dinheiro como sanção, o magistrado realiza uma audiência e determina um número de doações que o infrator pode fazer. Ele assina um termo de acordo e todo o material é recolhido e enviado ao Horto Florestal para ser utilizado posteriormente no projeto.

O magistrado José Zuquim Nogueira estará presente no plantio das árvores para prestar esclarecimentos e em seguida o conciliador Alexandre Corbelino irá junto com as equipes de reportagem até o Horto Florestal para mostrar todo o material já doado.

TJMT

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

3 × 2 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes